2 de dezembro de 2024
RegiãoZ2

Santa Casa de Marília assume cirurgias neurológicas regionais e quer expansão da UTI

A Santa Casa de Marília, com 95 anos de tradição, dedicação e compromisso com a saúde junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), dá mais um passo crucial ao assumir a responsabilidade pelas cirurgias neurológicas de Marília e toda a região da DRS IX (Departamento Regional de Saúde), que compreende 62 municípios e um pouco mais de 1,2 milhão de habitantes, desde o final do mês de setembro deste ano.

O fato se deu em função do pedido de descredenciamento da especialidade de neurocirurgia pelo HC/Famema, que era, até então, a principal referência para pacientes da neurocirurgia em caráter emergencial ou eletivo.

Desta forma, gestores municipais, estaduais, lideranças da Santa Casa e médicos neurocirurgiões da Santa Casa têm se reunido semanalmente e discutido a melhor forma de atender a essa população que ficou desassistida desta especialidade tão rara e tão nobre. O HC/Famema e o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) também têm participado destas discussões, apoiando e contribuindo para que este novo e grande fluxo possa ir se organizando de forma a assistir com segurança, todos aqueles que necessitarem de atendimento da especialidade.

“Estamos recebendo um grande fluxo de pacientes na nossa emergência, que necessitam de cirurgia e, posteriormente, de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a recuperação pós-operatória. Nesta lógica, acolhemos todos os pacientes com AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico – derrame cerebral) que necessitam de intervenção cirúrgica e todos os traumas de crânio que também necessitam de intervenção cirúrgica. Isso aumentou a nossa demanda de atendimento no pronto atendimento, serviços de imagem, laboratório, centro cirúrgico, leitos de terapia intensiva e leitos de enfermaria, entre outros. Lógico que isso traz um impacto expressivo para o trabalho das equipes e outras repercussões, como por exemplo a suspensão temporária de algumas cirurgias eletivas que requerem leito de UTI para recuperação. Mas não podemos nos furtar de fazer o melhor possível para que a população seja atendida e várias ações estão sendo implementadas para superar os desafios impostos pelo momento”, afirmou o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página