MARÍLIA – Idosa de 67 anos perde R$ 224 mil no “golpe do amor”
Idosa de 67 anos, moradora de Marília perdeu R$ 224 mil em estelionato amoroso aplicado pelas redes sociais. Segundo a Polícia Civil de Marília, o estelionatário se apresentava à vítima como médico das “Forças Armadas das Nações Unidas” e que em breve pretendia se mudar para o Brasil para conhecer e se firmar compromisso com a idosa. A polícia não informou quais alegações o golpista utilizava para convencer a vítima a transferir o dinheiro. Foram vários repasses bancários. Após a idosa revelar que não tinha mais dinheiro, o golpista sumiu das redes.
Leia também:
. Carro parte ao meio após colisão frontal com caminhão na BR-153
. Corpo de adolescente é encontrado com sinais de violência em Jacarezinho (PR)
Muitos golpistas se aproveitam da fraqueza e da necessidade de ser aceita para enganar as vítimas. O golpe geralmente funciona a partir da criação de perfis fakes nos aplicativos de relacionamento e aborda as vítimas com conversas envolventes. O estelionatário então acaba induzindo suas vítimas a fazer transferências financeiras.
Especialistas em crimes cibernéticos enumeram algumas dicas para não cair no “golpe do amor”. Saiba mais AQUI
VEJA ALGUMAS DICAS:
1- Leia com atenção os termos de usos dos aplicativos, alguns realizam gravações e fazem monitoramento de conteúdo, deixando o usuário mais vulnerável;
2- Desconfie de pessoas que fazem juras de amor logo nos primeiros contatos insistindo para obter informações pessoais
3- Suspeite se a pessoa pedir dinheiro emprestado ou compartilhar alguma ação de doação
4- Não aceite um encontro imediato, prefira passar mais tempo conversando antes do encontro presencial para saber mais informações um do outro
5- Nunca envie fotos comprometedoras. Fotos também são dados pessoais e podem ser expostas;
6- Se achar que é o momento certo, marque o encontro em local público e faça uma chamada de vídeo antes para confirmar se a pessoa é real.