CHAVANTES – Madalena participa da reinauguração da ponte pênsil
A ponte pênsil “Alves de Lima”, que liga os municípios de Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, será reinaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 20 de outubro. Três anos após o incêndio que destruiu a estrutura, uma cerimônia irá acontecer na Câmara Municipal de Chavantes para marcar a entrega da obra de revitalização que custou cerca de R$ 6 milhões.
A conclusão dos trabalhos foi comemorada pelo Deputado Estadual Ricardo Madalena (PL), representante da região, que atuou intensamente junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para que houvesse celeridade no processo de reforma. “Recuperamos uma parte da nossa história. A ponte pênsil tem um grande valor cultural, arquitetônico e turístico. Por isso, não medimos esforços para intermediar essa demanda”, declarou Madalena. A restauração da ponte envolveu os governos do Paraná e de São Paulo. Uma empresa paulista venceu a licitação e realizou a obra, já que do lado paranaense não houve interessados.
Madalena iniciou as interlocuções com o DER pela restauração da ponte ainda em 2020, logo após o incêndio, através de ofício n.º 252/2020. No documento, o parlamentar destacava a importância do “genuíno cartão postal”, do seu “interesse cultural, histórico e tecnológico”, e que se trata de um “polo turístico para os moradores e frequentadores da região, presentes desde 1920”. O deputado também ressaltou que a construção é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (Cepha).
Madalena reiterou seu pedido nos anos seguintes por meio dos ofícios de n° 522/2021, 007/2022, 371/2022, 109/2023 e 428/2023 (Leia os documentos na íntegra no link ao final da matéria), além de promover diversas reuniões, ações e deliberações para garantir a restauração da ponte. “É um cartão postal com potencial para fortalecer ainda mais o turismo que gera emprego e renda para a nossa população”, afirma Ricardo Madalena, que acompanhou de perto o andamento da obra.
A cerimônia de reinuaguração da ponte pênsil de Chavantes contará com a presença do Deputado Ricardo Madalena, do Superintendente do DER, Sérgio Codelo, do prefeito de Chavantes, Márcio Burguinha, do Prefeito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato, autoridades regionais e locais, entre outros convidados.
História da Ponte
Em 1920, a Ponte Alves de Lima foi construída para conectar as cidades de Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, ambas às margens do Rio Paranapanema. Ela foi designada como patrimônio histórico tanto pelo Paraná quanto pelo estado de São Paulo. A ponte pênsil também é um ícone da Revolução Constitucionalista de 1932, quando foi palco de sangrentas e históricas batalhas.
Com 149 metros de comprimento e um vão suspenso de 82 metros, a ponte era exclusiva para pedestres já havia alguns anos. Em 1985, o Governo do Estado de São Paulo a reconheceu como bem cultural de interesse histórico e tecnológico. O Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná fez o mesmo em 2001.
O incêndio
Em 2020, um incêndio danificou grande parte da ponte pênsil centenária que atravessa o Rio Paranapanema, conectando os estados de São Paulo e Paraná. O incidente ocorreu durante a madrugada de um sábado, em 7 de novembro daquele ano. Segundo as investigações, o incêndio foi criminoso, provocado intencionalmente.