20 de setembro de 2024
GeralZ1

Sesi Santa Cruz conquista o pódio no maior torneio de robótica do mundo




O Sesi-SP está no topo da robótica educacional do mundo. Os estudantes da rede conquistaram o primeiro e o segundo lugar do prêmio principal da FIRST LEGO League (FLL) do Campeonato Mundial de Robótica, o Champion’s Award, maior torneio de robótica do mundo.

O torneio, que celebra a ciência e a tecnologia, aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de abril e reuniu 15 mil estudantes de 160 times de 50 países. Na FLL, estudantes entre 9 e 16 anos são desafiados a buscarem e desenvolverem projetos de ciência e tecnologia para a comunidade.

Entre para nosso grupo de ➡️ WhatsApp

No topo do pódio, os alunos da Escola Sesi de Araras, da equipe Los Atômicos, foram os grandes campeões no Champion’s Award ao conquistarem o título de melhor projeto da competição pelo reconhecimento do sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação da FLL. A Los Atômicos participou com um projeto de inclusão e acessibilidade com um tabuleiro de xadrez inteligente que visa engajar um maior público na aprendizagem dessa modalidade.

O segundo lugar da Champion’s Award foi da equipe Pardoboots, da Escola Sesi de Santa Cruz do Rio Pardo. O time também conquistou o prêmio de melhor técnica/mentora da modalidade com a orientadora de educação digital do Sesi-SP, Mônica Marques. Esse título demonstra habilidades excepcionais de liderança, orientação e inspiração para os membros da equipe.

EQUIPE PARDOBOOTS
Prêmios no Mundial: 2º lugar Champion’s Award e Melhor Técnica/Mentora da modalidade

Prêmios na temporada: 1º lugar Design do Robô (regional) e 2º lugar Champion’s Award (nacional)

– 7 competidores: Maria Olivia Morais Andrade, 12; Heloisa Andrade, 12; Eloisa Pionti, 13; Eveli Natalia Torres, 13; Nicole Rafaela Carvalho, 13; João Pedro Marcolino, 13; Otávio Andrade, 15

– 2 técnicos/mentores: Ana Carolina Basilio e Mônica Marques

MAIS PRÊMIOS
Além do 1º e 2º lugar no Champion’s Award da FLL e o título de melhor técnica da modalidade, as equipes da indústria paulista levaram mais três prêmios técnicos.

A equipe de robótica da Escola Sesi de Jundiaí, a Heroes, conquistou o prêmio ‘Aliança’ da FLL que é concedido aos times que se destacam durante as partidas da competição de robótica, na qual elas têm uma hora para resolver novas missões da temporada, trabalhando em conjunto para completar missões com seus robôs.

Além desses prêmios da FLL, as equipes da indústria paulista também conquistaram mais dois prêmios técnicos na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC) que é uma categoria em que estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial (até 54 kg e 1,5 metro de altura) para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times.

O time do Sesi e Senai de Jacareí, a JacTech, conquistou o prêmio ‘Rookie All Star’ que é concedido a melhor equipe estreante da competição, ele celebra um excepcional espírito de equipe e realizam um impacto positivo em sua comunidade.

E a equipe Octopus do Sesi e Senai de Bauru ganhou o título ‘Team Spirit Award’ pelo desempenho na competição e pela forma como interagem com outras equipes, voluntários e espectadores, promovendo um ambiente positivo e colaborativo.

CONHEÇA AS NOSSAS EQUIPES

Das 14 equipes brasileiras, seis representaram a indústria paulista. Fizemos parte da maior delegação do país para o mundial de robótica com 140 estudantes, sendo 51 alunos da Rede Escolar Sesi-SP.

Por Elaine Casimiro/Sesi-SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página