Dr. João Ferreira – Vale tudo contra o inimigo, Otacílio?
In hostem omnia licita. Em tradução livre, a frase em latim significa “todas as coisas são lícitas contra o inimigo”.
Na semana passada, o ex-prefeito Otacílio Parras (atual PL e ex-PT) teve a oportunidade de exercer um “direito de resposta” (ou tréplica) à entrevista do prefeito Diego (PSD) na segunda-feira, na rádio Difusora. Otacílio pretendeu “desmentir” as “colocações” do prefeito Diego na mesma emissora de rádio.
Otacílio reclamou de supostas ofensas e ataques de Diego, mas disse que este não é um ser humano (36min14s do vídeo do Facebook), é “do mal, rancoroso, maléfico” (1h02min17s). Disse que torce para Diego ter muitos anos de vida para pagar todos os pecados que este está cometendo.
Foi um clima pesadíssimo. Os radialistas ficaram sem saber o que fazer diante de tanto nervosismo de Otacílio, que chegou a ficar com a voz embargada.
Ao que parece, Otacílio vê Diego como seu inimigo para a campanha eleitoral, quando deveria considerá-lo, apenas, um adversário político.
Pelo visto, a campanha será cruel. Os adjetivos usados por Otacílio são uma amostra do que vem por aí. Esperemos que a Justiça Eleitoral atue forte para impedir as ofensas e mentiras para preservar a higidez do pleito.
Contudo, pelo andar da carruagem, haverá muito choro e ranger de dentes. Para Otacílio, pelo que vimos, in hostem omnia licita. Haja latim, voz embargada e perdigotos em microfones (usem máscara, radialistas)…
Processinho
Embora a pré-campanha eleitoral deva ser livre e sem amarras, não é razoável usar adjetivos como aqueles proferidos por Otacílio na rádio Difusora. Há quem diga que o ex-prefeito receberá, em breve, a visita de um oficial de justiça. A conferir…
Sincericídio
Para se desvencilhar de uma “acusação”, Otacílio acabou confessando, na mesma entrevista, que parte do asfalto novo e do recape do seu governo foi conquistado pela ex-prefeita Maura Macieirinha (PSDB).
Contas
No exercício de 2014, o ex-prefeito Otacílio (PL) fechou o ano com 49,91% de gastos com pessoal (o limite prudencial é de 51,30% – “incluídas no chamado limite de alerta”) e déficit de 1,55% (quase R$ 2 milhões, valor este coberto pelo saldo financeiro do ano anterior). O assunto veio à baila porque a gestão atual teria recebido um aviso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre as despesas com pessoal, que estariam se aproximando do limite prudencial. A decisão está no computador deste colunista, caso alguém decida contestá-la.
Pedra
Quem foi pedra, tem que aprender a ser vidraça. E tem que engolir o choro.
Chinelinho
Prefeito chinelinho é aquele que faz corpo mole, não vai atrás de verbas e fica com o traseiro colado na cadeira municipal.
Boa pessoa
“Eu sou uma pessoa muito boa” (PARRAS, Otacílio).
______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do IBTVNews