23 de novembro de 2024
SaúdeZ2

Em SP só 17 cidades recebem vacina da dengue, nenhuma na região de Santa Cruz

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. No Estado de São Paulo, que possui 645 municípios, apenas 17 cidades vão receber doses (veja lista abaixo), nenhuma delas na região de Santa Cruz do Rio Pardo, que já apresenta cinco casos da doença. 

Quem será vacinado
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Pioneirismo
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

CIDADES NO ESTADO DE SP QUE TERÃO A VACINA
-Arujá
-Biritiba-Mirim
-Corupá
-Ferraz de Vasconcelos
-Guaramirim
-Guararema
-Guarulhos
-Itaquaquecetuba
-Jaraguá do Sul
-Massaranduba
-Mogi das Cruzes
-Poá
-Salesópolis
-Santa Isabel
-São João do Itaperiú
-Schroeder
-Suzano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página