23 de novembro de 2024
RegiãoZ2

Morador de Ourinhos, de apenas 7 anos, descobre asteroide que pode colidir com a Terra

O estudante Arthur Ruiz, de apenas 7 anos, descobriu um asteroide na órbita do planeta Marte, que pode, em milhões de anos, passar muito próximo e até se chocar com a Terra. Morador de Ourinhos, Ruiz integra um grupo de crianças super inteligentes que analisou dados do International Astronomical Search Collaboration (IASC), da Nasa.

O asteroide foi classificado como um NEO, sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra, e pode entrar na órbita da Terra — e até mesmo acidentalmente colidir com o planeta — em milhões de anos. O objeto tem entre 40 e 100 metros de diâmetro e demora quase dois anos terrestres para dar uma volta em torno do sol.

Por ser o primeiro a ver o corpo celeste, Arthur terá o direito de batizá-lo, segundo Maria Beatriz de Andrade, coordenadora do programa Caça Asteroide na Mensa Brasil, entidade que reúne as crianças superdotadas que participaram dos estudos. Atualmente, o asteroide é chamado provisoriamente de 2024 JB 29, pelos padrões da União Astronômica Internacional (UAI).

O programa analisa dados de imagens enviadas de telescópios localizados nos Estados Unidos, que capturam diversas fotografias do céu noturno e as passam para análise dos cientistas do ‘International Astronomical Search Collaboration’ (IASC) e da Nasa.

Neste sábado (10), é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Altas Habilidades / Superdotação (AH/SD), grupo que o Ruiz faz parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página