19 de setembro de 2024
GeralZ1

Santa Cruz tem lixões a céu aberto e coleta irregular em alguns pontos da cidade


Santa Cruz do Rio Pardo possui dois lixões a céu aberto nas extremidades do município. Um deles, já conhecido da população do Maristela, Bom Jardim e Califórnia, está localizado atrás da Expopardo, onde termina o asfalto da avenida Antonio Bernadino Pereira de Lima. Outro fica na estrada de terra que liga diversas propriedades rurais, com acesso pela rotatória do Posto Beira Rio, na Chácara Peixe, bem no caminho onde está planejada a construção da ponte para acesso ao São João e Altos da Estação.

Na Expopardo existem três caçambas já abarrotadas de lixo doméstico misturado com entulhos e galhadas. Cachorros de rua se alimentavam no local na tarde desta terça-feira (06). Catadores de recicláveis e de sobras de construção também costumam frequentar o local em busca de materiais. Na estrada atrás do Beira Rio são duas caçambas, também cheias de entulho e lixo doméstico. A sujeira se espalha pelo chão. 

Retrato da crise do lixo que ameaçou se instalar no município nos últimos meses e que chegou a deixar parte da população até 15 dias sem coleta. A Prefeitura sinalizou romper contrato com a empresa Conservita, mas após acordo, a mesma continua executando o serviço. Às vezes de forma instável. Comerciantes da Carlos Rios, por exemplo, relatam que o lixo que se acumula nas lixeiras e até no canteiro central da avenida.

A Prefeitura foi questionada e, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que a coleta de resíduos no município está funcionando normalmente, conforme o cronograma estabelecido. Leia a nota na íntegra:

“Esclarecimentos sobre a Conservita
Em resposta aos questionamentos, esclarecemos que não há acordo especial com a empresa Conservita e sim, o desenvolvimento de uma TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para um atendimento mais eficaz e eficientes à população, paralelo a isso, a empresa está cumprindo regularmente o contrato estabelecido. Caso haja descumprimento de contrato, não descartamos a possibilidade de contratação emergencial.

Além disso, destacamos que o canteiro central da avenida não deve ser utilizado como lixeira. Cada empresa é responsável por manter uma lixeira própria em frente ao seu estabelecimento para o descarte adequado de resíduos.

Caçambas de Resíduos e Acúmulo Temporário
Em relação às caçambas que estão estrategicamente alocadas em alguns pontos da cidade para a coleta de resíduos dos bairros rurais recebem limpezas periódicas por meio do contrato firmado com a Conservita.

No entanto, devido à recente quebra do caminhão responsável pelo transporte das caçambas, houve um acúmulo temporário de resquícios de resíduos, que observa-se, que estes são retirados das caçambas por munícipes em busca de materiais recicláveis, descartando o restante de forma irregular ao redor das caçambas, o que contribui para o acúmulo e desorganização do local.

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo está empenhada em resolver essas questões e solicita a colaboração da população para manter a cidade limpa, mantendo tais pontos organizados para a devida coleta, e ainda, informa que câmeras de monitoramento serão realocadas para apurar futuras irresponsabilidades.”

_____ Mato alto, buracos, lixo acumulado, falta de medicamentos? Descasos na saúde, segurança, educação ou manutenção do patrimônio público? Envie sua denúncia ou sugestão de matéria com fotos pelo nosso Canal de Denúnicas no WhatsApp. Pratique a cidadania e ajude a tornar Santa Cruz uma cidade ainda melhor. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página