20 de setembro de 2024
RegiãoZ2

Educação de Timburi promove capacitação sobre transtorno do espectro autista

Os professores e funcionários da educação de Timburi participaram na última sexta-feira (14) de uma palestra para o conhecimento e a compreensão de alunos com TEA (transtorno do espectro autista).

O evento aconteceu no centro de convenções, e foi ministrada pela Doutora Maxilaine Nonato, que é psiquiatra da infância e adolescência, e também especialista em autismo, além de ser mãe atípica, ou seja, mãe de criança com TEA.

A proposta da palestra veio da secretaria da educação, com a finalidade de preparar e capacitar os profissionais para que façam um atendimento com carinho, respeito e entendimento aos alunos que sejam diagnosticados com o transtorno.

Na ocasião os participantes puderam aprender mais sobre este tema, bem como tirar as dúvidas que tinham sobre o trabalho e a convivência diária com crianças autistas. Joice Minozzi, secretária municipal de educação, falou sobre a finalidade da palestra.

“Realizar esse tipo de bate-papo e de palestra é importante para nós profissionais da educação, para que possamos atender nossos alunos com mais conhecimento sobre condições como autismo, deficiência intelectual entre outros transtornos. Compreender o que eles sentem e poder dar o suporte necessário e de maneira adequada é importante para que esses alunos se sintam acolhidos e possam ter um melhor desenvolvimento e sentir-se abraçado por todos. Foi uma palestra muito linda e valiosa para todos nós.”

Estiveram presentes na palestra às secretárias de Saúde, Lúcia Minozzi, de Assistência Social, Vilma Amorim e a psicóloga da rede de ensino, Priscila e a secretária de educação, Joice Minozzi. O vice-prefeito Anderson Solé, representando o prefeito Silvio Polo, também acompanhou o evento, e destacou a importância de capacitar os professores e funcionários da educação.

“Palestras como a da Doutora Maxilaine trazem informação e capacitação para acolher, apoiar e incluir cada criança com sua característica. A criança com qualquer tipo de deficiência não precisa de privilégio, e sim de respeito e compreensão, ela tem que se sentir confortável no ambiente onde está, e o professor saber como dar um suporte e um apoio adequado é de suma importância para que à base educacional caminhe sempre para o rumo certo. Nossa gestão sempre apoiou muito a educação, e sabemos do potencial de nossos professores e funcionários, portanto, capacitá-los, faz com que nossa rede municipal de ensino siga sendo uma ferramenta inclusiva e continue gerando resultados em nossa sociedade. Em nome do prefeito Silvinho eu agradeço a Doutora Maxilaine pela excelente palestra de hoje, e deixo também um abraço especial a toda nossa equipe da educação municipal”

Não precisamos incluir os alunos com estes transtornos em nosso mundo, e sim entender o mundo deles para deixarmos eles mais a vontade em nossa sociedade.

Da Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página