Prefeitura de Ourinhos assumirá gestão do SAMU em 2024
A base do SAMU de Ourinhos ficará sob a gestão da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) até dezembro deste ano. A partir de 1° de janeiro de 2024 os serviços passam a ser administrados pela Prefeitura de Ourinhos. Acordo foi homologado na tarde de quinta-feira (26/10) em audiência na 2ª Vara Cível do Fórum de Ourinhos, entre representantes da UMMES e da Prefeitura de Ourinhos.
O acordo põe fim a uma disputa que começou há cerca de 30 dias quando Ourinhos, de forma arbitrária – inclusive com servidores ligados à administração invadindo a sede do SAMU – anunciou que deixaria a UMMES e passaria a controlar o SAMU por conta própria. Dias depois a UMMES retomou o SAMU de Ourinhos via decisão judicial.
Agora, com a decisão homologada pela justiça, a Prefeitura de Ourinhos abriu caminho para tocar os serviços do SAMU por conta própria, se isolando do consórcio formado por 20 municípios da região. Segundo a nota divulgada pela prefeitura de Ourinhos o intuito da saída da UMMES e a gestão própria do SAMU é “otimizar e potencializar os serviços de urgência e emergência, trabalhando em conjunto com a UPA e a Santa Casa”.
O prefeito Lucas Pocay solicitou aos prefeitos que compõem a UMMES, que a transição seja realizada de forma responsável e transparente. “Estamos falando de vidas. Ourinhos e toda a nossa região merecem o melhor, principalmente na saúde.”
O prefeito de Ipaussu e presidente da UMMES, Sérgio Guidio ainda não se manifestou sobre a decisão judicial.