Santa Cruz ganha websérie “Inventário de Oralidades” para celebrar histórias locais
No dia 16 de novembro, às 19h, o Barracão Comunitário da Vila Divinéia, Santa Cruz do Rio Pardo receberá a estreia da websérie “Inventário de Oralidades”. O projeto apresenta entrevistas com diferentes personalidades da cidade em quatro episódios de sete minutos cada, mediado por Nina Brondi e Carol Manzato. Com o objetivo de dar visibilidade, documentar e compartilhar as narrativas dos entrevistados, a série explora histórias que se entrelaçam com as vivências da comunidade. Com exibição acessível, o vídeo contará com legendas e a conversa ao final terá tradução e interpretação em Libras, garantindo que todos possam participar.
Idealizado por Nina Brondi, que tem uma forte conexão com Santa Cruz do Rio Pardo, o projeto nasceu de seu interesse por histórias. Em parceria com Carol Manzato, também vinda de uma cidade do interior, a websérie busca destacar tanto as semelhanças quanto as peculiaridades da vida em cidades pequenas. As entrevistas foram gravadas em locais icônicos, como a praça do Coreto do Jardim, a praça da Igreja São José, às margens do Rio Pardo e a Vila Divinéia, e contam com a participação de Antiella Carrijo Ramos, Jarbas Monteiro São Miguel, Antônio Donizeti Goes, Cecilia Pedro Marcelino Lindolfo e Mario Augusto de Oliveira.
Após a exibição no Barracão Comunitário, haverá um bate-papo com a equipe de produção e convidados ligados ao projeto. Embora a série também fique disponível nas plataformas digitais do poder público de Santa Cruz em um momento posterior, a exibição presencial oferece uma oportunidade única para a comunidade vivenciar essa celebração da cultura local.
Por Atual Lab