Profissionais da saúde conhecem processo de plantio e extração de produtos da cannabis
A imersão “Da semente à gota” organizada pela Associação Canábica Maria Flor foi mais um marco de avanço que, ao longo de quatro dias, ofereceu a médicos e profissionais da saúde uma experiência de conhecimento sobre cultivo e processamento do óleo de cannabis.
Esse tipo de imersão permite que os participantes tenham um entendimento profundo sobre a planta, os processos de cultivo, extração e os aspectos técnicos envolvidos na medicina natural da cannabis.
Os profissionais conheceram desde o plantio orgânico e natural da associação até a extração e distribuição dos produtos Maria Flor. Além de participarem de palestras com renomados profissionais prescritores, e estudos de casos, com isso, gerando conteúdo significativo para um aprofundamento de suas prescrições médicas do óleo de cannabis.
Para Luciana Godoy, médica da família, atividades como essa são inspiradoras. “Acredito na luta, persistência, esperança, e determinação de associações como a Maria Flor, precisamos dessa união entre entidade e médicos para seguir no propósito de impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas”, destaca Godoy.
A imersão Maria Flor durou quatro dias: três voltados para médicos, biomédicos e dentistas, realizados nos dias 1, 2 e 3 de novembro e no último sábado do dia 09/11 para veterinários. O intuito principal é ajudar a esclarecer mitos e fornecer informações científicas e teóricas, contribuindo para a normalização e conscientização sobre o uso da maconha.
A biomédica Beatriz Sartori, reforça essa importância. “Foi um dia muito enriquecedor, com certeza foi o melhor curso da área que já fui. Vejo essa planta como sagrada, que possamos além de ajudar muitos pacientes, disseminar a informação e educar muitas outras pessoas. Essa é uma luta muito antiga que merece nossa atenção e entender todo esse universo vai muito além de uma prescrição. Sejamos disseminadores da educação cannábica, isso muda e salva muitas vidas”, enfatiza a participante.
A diretoria da Maria Flor, comemora o sucesso do evento, através de um resultado surpreendente desde a procura pelas inscrições até as trocas de conhecimento durante os dias de imersão, como relata Claudia Marin, diretora de comunicação. “É uma satisfação poder ser uma fonte de contato entre os prescritores, poder passar adiante nossos conhecimentos que estamos buscando há quase uma década, desde quando idealizamos a Maria Flor através do primeiro óleo feito para meu filho Mateus. Ver essa procura por parte dos médicos e profissionais da saúde nos orgulha, esse é nosso intuito, poder fazer com que mais pacientes saiam da dor e possam ter vida, qualidade de vida. Só temos a agradecer, foi uma troca linda de conhecimento e tempo de qualidade durante os quatro dias de imersão”, conclui com alegria a Marin, que também é vice-presidente da associação.
Sobre a Maria Flor
A Associação Canábica Maria Flor é uma das pioneiras no Brasil no movimento de conscientização e apoio ao uso da cannabis medicinal. A entidade oferece orientação, suporte legal e facilita o acesso de pacientes aos tratamentos à base de cannabis, sempre pautada pela ética e o compromisso com a saúde.
Veja detalhes da imersão, com fotos e vídeos em @vemsermariaflor
Da Assessoria de Comunicação