Juninho Souza é denunciado ao Ministério Público por homofobia
O vereador Juninho Souza (UniãoBR) foi denunciado ao Ministério Público por homofobia. Na última quinta-feira (31), em entrevista à rádio 104FM, o vereador fez comentários sobre homossexualidade ao criticar as pautas do PSOL e do PT. Segundo ele, ambos os partidos são “das trevas” por serem a favor do aborto e da união homoafetiva. “Nenhum pai ou mãe é feliz com um filho homossexual”, disse Juninho durante a entrevista.
“O PSOL, PT, sempre foram a favor do aborto, a favor de casamento de homem com homem, de mulher com mulher, um partido das trevas”, declarou Juninho.
O autor da denúncia é o também vereador Professor Duzão, presidente do PSOL em Santa Cruz. O partido já se manifestou nas redes sociais, emitindo nota de repúdio às falas de Juninho.
“Na referida entrevista, o vereador Juninho Souza fez e reiterou afirmações que deslegitimam a orientação sexual de indivíduos, dizendo: “nenhum pai ou mãe é feliz com um filho homossexual” e “homem com homem e mulher com mulher é errado”. Essas declarações, além de preconceituosas, configuram uma clara violação aos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, perpetuando estigmas sociais que contribuem para a discriminação”, diz trecho da denúncia que já foi recebida pelo Ministério Público e que está nas mãos do promotor Reginaldo Garcia.
A denúncia solicita ao MP que “investigue a conduta do vereador Juninho Souza por suas declarações homofóbicas, considerando a possibilidade de incitação ao ódio, conforme previsto na Lei 7.716/1989”. Também pede que a promotoria “analise a possibilidade de responsabilização civil e criminal do vereador por suas declarações, que vão de encontro aos princípios de um Estado democrático de direito.”
OUTRO LADO
Em nota à reportagem, Juninho alega que suas declarações concedidas à rádio 104FM foram distorcidas do contexto original.
“Revendo as declarações de forma detalhada, é possível notar que em momento algum houveram (sic) ataques homofóbicos, mesmo porque tenho dois irmãos homossexuais e a nossa relação familiar sempre foi respeitosa e afetuosa”, diz o vereador.
Quanto à denúncia de Duzão ao Ministério Público, Juninho diz que é uma forma de incitar a população contra ele.
“Mesmo porque todo parlamentar, de acordo com o artigo 53 da Constituição Federal, tem imunidade por quaisquer opiniões, palavras e votos”, diz trecho da nota.