21 de novembro de 2024
Região

Outubro Rosa tem programação intensa na Santa Casa de Marília

O Outubro Rosa tem programação intensa de combate ao câncer de mama na Santa Casa de Marília. A abertura oficial da campanha aconteceu neste dia 2 de outubro, com palestra no salão de reuniões da instituição. O médico mastologista Carlos Alberto Giandon ressaltou informações importantes como o diagnóstico e o tratamento da doença.

“Prevenir sempre é o alvo. A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é para que os exames de mamografia sejam realizados anualmente, a partir dos 40 anos de idade. O autoexame deve ser feito por todas as mulheres e inclusive, cerca de 90% dos casos de câncer de mama são descobertos. Caroços e alterações na mama podem ser sinais da doença”, destacou Giandon.

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer de mama, que corresponde a 29,5% do total de casos de câncer entre as mulheres. “Descobrindo mais cedo fica mais fácil. Entre os exames a serem utilizados, o de mamografia é o mais eficaz, em pacientes mais jovens a ultrassonografia é realizada e em alguns casos são feitas ressonâncias magnéticas. O tratamento pode ser através de quimioterapia, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia, durando de seis meses a um ano”.

“É um momento importante em que promovemos palestras e outras atividades para abordar o tema câncer de mama e orientar, sobretudo as mulheres, sobre os cuidados e como é fundamental prevenir e estar atenta a alguns sinais de anormalidade na mama”, ressaltou o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.

Da Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página