21 de setembro de 2024
OpiniãoZ2

Santa Cruz Notícia cai nas garras da patota do mal e é esculhambado nas redes

EDITORIAL

“Esgoto do Jornalismo”. “Máquina de desinformação”. Assim o site Santa Cruz Notícia foi classificado em um bate papo no WhatsApp, por um integrante do grupo “Política SCRPardo” (veja abaixo). É um dos membros da “patota do mal”, formada por simpatizantes do rei, que não aceitam o contraditório.

A discussão no grupo começou após compartilhamento de uma matéria do site repercutindo o vídeo produzido pelo candidato a prefeito Otacílio Assis (PL), em que ele desmente as fake news disseminadas nas redes e critica a desonestidade de seus opositores (Leia a matéria AQUI).

A manchete da matéria foi o estopim para levar o integrante do grupo a desqualificar de forma gratuita o jornalismo do Santa Cruz Notícia. Como se em Santa Cruz o jornalismo só pudesse ser feito sob a tutela de uma aura mística, sob a aprovação dos catedráticos. “Santa Cruz, terra da imprensa independente. (Oi?)”. Pode até ter sido, bem de leve, em algum tempo. Mas convenhamos, qual é a imprensa independente em Santa Cruz hoje? Corto meu braço se me apontarem uma.

Se não bastassem as críticas ao site – discordar é salutar e democrático a propósito – sobrou até para o editor. Com quase 30 anos de jornalismo nas costas teve que ler que tempo não é sinônimo de integridade. Apontar o dedo e acusar sem ao menos conhecer a pessoa de quem está falando é, no mínimo, desonesto. Não se pode agradar a todos, mas respeito é fundamental.

Fato é que o bom jornalismo incomoda. E o jornalismo do Santa Cruz Notícia continuará incomodando, gostem ou não do estilo, discordem ou não da linha editorial, concordem ou não com o viés ideológico. Mas pedimos respeito. Somos pequenos, não temos orçamento público, não temos uma coleção de anunciantes, completaremos 1 ano de existência em outubro deste ano, mas isso não nos impede de exercer o jornalismo de fato. Ninguém manda em nós. Nem neófitos com sobrenome, nem qualquer outro “estrangeiro”, nem quem se julga no poder. Não somos amigos do rei.  

Se ser independente é remar contra a maré, estamos no caminho certo. Lamentamos se nosso jeito de fazer jornalismo às vezes não condiz com os pomposos manuais de estilo e redação. Mas ética nós temos de sobra. Informação é informação. E aqui não tem fake news. Visite nosso site e comprove. Do mais, agradecemos as críticas. Só assim crescemos. 

         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página