Prefeitura emite nota sobre ranking da Saúde: “cobertura maior que a de Botucatu”
Em nota oficial, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo se manifestou sobre a reportagem do Santa Cruz Notícia que trouxe o Ranking Nacional de Eficiência dos Municípios, um estudo elaborado pela Folha de São Paulo que avalia o desempenho das prefeituras de todo o Brasil. No panorama geral, Santa Cruz ocupa a 711ª posição, puxada por bons índices do Saneamento Básico (325ª colocação) e da Educação (676ª). O setor da saúde, no entanto, vai mal, figura entre os piores do país, na 4.690ª posição entre os 5.276 municípios analisados. A matéria do Santa Cruz Notícia destacou a avaliação ruim da saúde, sem deixar de citar no texto os índices que elevaram à cidade entre as mil do país. Veja a íntegra da nota do município:
Santa Cruz do Rio Pardo é o 711° município entre os 5276 classificados pelo Ranking de Eficiência dos Municípios, projeto do jornal Folha de S. Paulo em parceria com o Datafolha.
* Esta posição, que nos enche de orgulho, mostra que estamos no caminho certo com indicadores acima da média nacional em cobertura de assistência médica, acesso à educação e saneamento.
**Para se ter uma ideia do sucesso da nossa gestão, nossa cobertura de saúde é maior do que a de Botucatu, município que ocupa a primeira colocação no ranking geral.
Isso é fruto dos mais de R$200 milhões de recursos próprios investidos no últimos anos e a ampliação da rede de cobertura do município que nunca, em sua história, esteve tão completa e com tanto investimento. (fonte: http://siops.datasus.gov.br/mctc_seleciona_ente.php)
E são estes investimentos históricos no cuidado com a saúde da população é que não nos coloca entre os municípios “mais eficientes”, afinal estamos correndo atrás do tempo perdido.
Do que adianta ser “eficiente” com dinheiro em caixa e faltar médicos nos postos de saúde ou medicamentos nas farmácias?
***Ao lermos a recente matéria do Santa Cruz Notícias que extraiu um aspecto do Ranking e sentenciou entres as piores na saúde fica uma sensação de que o conteúdo foi produzido de forma enviesada, parcial e sem contato com a realidade.
NOTA DA REDAÇÃO
*
Santa Cruz tem notas acima da média apenas em Educação e Saneamento. O índice relacionado à saúde (0,414) está abaixo da média nacional (0,505). O ranking elaborado pela Folha pode ser acessado AQUI
**
Santa Cruz tem 46 mil habitantes e 59% dos domicílios cobertos pela atenção básica à saúde. Botucatu tem 145 mil habitantes e 58% dos domicílios cobertos pela atenção básica à saúde.
Na saúde, Santa Cruz está na 4.690ª colocação entre 5.276 municípios avaliados no Brasil.
Na saúde, Botucatu está em 4º lugar entre 5.276 municípios avaliados no Brasil.
Santa Cruz possui 2.97 médicos para cada mil habitantes.
Botucatu tem 13,31 médicos para cada mil habitantes.
***
A reportagem (leia AQUI) foi feita em cima de dados. Não se pode enviesar números. Mostra o panorama “pouco eficiente” da saúde de Santa Cruz que está, segundo o levantamento da Folha de São Paulo, entre as piores do Brasil. Mostra ainda e dá destaque, aos ótimos índices alcançados com Saneamento Básico e Educação, o que nos eleva para a 711ª posição no panorama geral. De acordo com os números apresentados no estudo, no saneamento e educação, estamos bem. Na saúde, vamos mal.
Má cidade no Porte de santa cruz ,ficar atrás de são Pedro do turvo , Canitar e Bernadino de Campos é o fim da Picada mesmo , isso é Porque o Prefeito vem da saúde isso é uma vergonha ,deu tantas prioridades pras festa e a saúde deixando a desejar