19 de setembro de 2024
SaúdeZ2

Paciente relata falta de medicamentos em posto de saúde de Santa Cruz; prefeitura nega



Na manhã desta segunda-feira (05), uma paciente que utiliza o Postão Central de Santa Cruz do Rio Pardo entrou em contato com a reportagem do Santa Cruz Notícia para relatar a falta de medicamentos para bronquite na unidade de saúde. 

“Estou no Posto de Saúde com meu filho com crise de bronquite. Está sendo atendido, porém na receita que a médica deu, dois remédios não tem no posto. Um está em falta e outro disseram que está pra chegar”, diz a mensagem acompanhada de uma foto da receita.

Os medicamentos receitados foram Sulfato de Salbutamol, que promove a dilatação dos brônquios, e Acetilcisteína, um expectorante. Segundo apurou a reportagem com fontes internas da Saúde, ambos os medicamentos estariam em falta em toda a rede do município. A Prefeitura de Santa Cruz foi questionada sobre os motivos da falta dos remédios. Em breve a matéria será atualizada. 

NOTA
Em nota da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Santa Cruz nega a falta dos medicamentos citados na matéria. Leia a íntegra do comunicado:

“O medicamento salbutamol aerosol está disponível, como consta relação de estoque anexo, além do mesmo fazer parte da listagem dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelas farmácias privadas cadastradas no Programa Farmácia Popular. 


O medicamento acetilcisteína 600 mg, envelope, no momento está disponível apenas em algumas farmácias do município, como demonstra relatório de estoque anexo, porém nova compra para suprir a necessidade das demais unidades de saúde já foi realizada, a qual encontra-se em aguardo do recebimento pela empresa fornecedora.



Alguns medicamentos que constam na lista do Programa Farmacia Popular podem ser retirados nas farmácias particulares conveniadas, em caso o paciente não puder fazer a aquisição do medicamento, o mesmo pode ser substituído por médico prescritor pela mesma classe de medicamentos.

O município de Santa Cruz do Rio Pardo temos: 1 Centro de Saúde, 5 PSF e 2 UBS, além da UPA e Santa Casa.

Todas as UBSs, CSII, PSFs possuem farmácia, inclusive a UPA também possui uma farmácia, para dispensação dos medicamentos padronizados, conforme Relação Municipal de Medicamentos e seus protocolos. Além desse locais os pacientes atendidos no CAPS também recebem os remédios internamente .

A REMUME Relação Municipal de Medicamentos contempla aproximadamente 500 itens.

Os medicamentos questionados NÃO estão em falta, porém a falta de medicamentos em farmácias públicas é comum em todo município, sempre ocorreu e sempre ocorrerá, e as principais causas relacionadas a esta falta de medicamentos são: a excessiva dependência do sistema de saúde brasileiro aos produtos importados e a insuficiente oferta de produtos para atender à demanda gerada nas unidades de saúde pelo Brasil afora.

No caso de insumos farmacêuticos, matéria-prima fundamental para os medicamentos, de cada 10 consumidos no País, pelo menos nove precisam ser trazidos de fora, principalmente dos países asiáticos, europeus e dos Estados Unidos. Essa dependência aos importados acarreta um déficit anual estimado em US$ 20 bi por ano na balança comercial do setor saúde, 75% dele gerado pela compra de medicamentos e insumos farmacêuticos. 

_____ Mato alto, buracos, lixo acumulado, falta de medicamentos? Descasos na saúde, segurança, educação ou manutenção do patrimônio público? Envie sua denúncia ou sugestão de matéria com fotos pelo nosso Canal de Denúnicas no WhatsApp. Pratique a cidadania e ajude a tornar Santa Cruz uma cidade ainda melhor.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página