Luiz Carlos Cichini – O mundo é dos espertos?
Na terra dos viventes, a esperteza é vista como qualidade. Não aquela sinônima de inteligência, mas a irmã gêmea do engodo. Há quem se vanglorie quando consegue passar a perna no próximo, muitos se acham o máximo quando enganam a qualquer pessoa, independente do vínculo que possuem. Enganar a esposa, os filhos, o chefe, os pais… Quem domina a arte do engano num mundo em que a verdade está cada vez mais escassa é rei. Ou melhor, se acha um rei!
A esperteza, ultimamente, tem sido uma grande aliada da impunidade, principalmente quando o poder aquisitivo é grande e consegue comprar tudo, até uma falsa inocência. A justiça só existe para quem não é esperto, e se fizer parte de alguma minoria então… a condenação é praticamente certa. Mas quando se tem dinheiro, nome e sobrenome, a impunidade é garantida com sucesso.
Faça o que quiser, quebre todas as regras, infrinja todas as leis e volte pra casa sorrindo e debochando daqueles a quem prejudicou. No máximo, você será exposto nas redes sociais e terá de pagar por sua defesa. Pagar pelos seus atos? Jamais! O mundo é dos espertos, lembra?
Não importa o lugar, a época, as circunstâncias. A história sempre se repete e continuará se repetindo por tempo indeterminado. Prejudicar alguém, destruir famílias, ceifar vidas por conta da imprudência não é nada de mais para quem vive em sua bolha de egoísmo. Nada mais lhes importa a não ser o seu próprio ego. Os outros não têm valor se não fazem parte de seu círculo de iguais. A vida terrena sempre lhes sorriu com prosperidade, muitas vezes sem o mínimo esforço. Creem piamente na meritocracia, que merecem estar em seus pedestais, enquanto o restante da humanidade merece estar em piores condições.
Continuam se julgando espertos demais, subestimam os demais, acreditam que nada possa atingi-los. Afinal de contas, são espertos, donos do mundo, acima do bem e do mal. Diante de tudo isso, prefiro acreditar naquela máxima que diz “O mundo é dos espertos, mas o céu é dos escolhidos”. Se a justiça terrena é imperfeita e lhes beneficia, a justiça divina, no seu tempo, nunca falha…
______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do Santa Cruz Notícia