19 de setembro de 2024
GeralZ2

Kika Agbara aproximou alunos do Ensino Médio ao hip-hop



Nos dias 29 e 30 de julho, através do Projeto Kika Agbara: Deixando Rastros Negros, alunos do ensino médio das escolas estaduais Genésio Boamorte, Prof. Zilda Comegno Monti, Leônidas do Amaral Vieira e Tomaz Ortega Garcia assistiram ao documentário “Os Quatro Elementos do Hip Hop”, dirigido por João Gabriel Polizelli, que trata sobre a cultura hip hop e seus elementos.

O projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, tem como objetivo reforçar que, ao entender a visão de mundo africana, é possível desconstruir ideias dominantes sobre essa cultura, promovendo relações étnico-raciais mais justas e humanas.

Pedro de Andrade, idealizador do projeto, conta que um dos pontos importantes das apresentações foi a possibilidade de exemplificar o que foi visto no documentário com a realidade santa-cruzense: a presença do grafite na fachada da escola Zilda, na fachada do projeto ACOGELC e no parquinho do Jardim Bom Jesus.

“É uma sensação de que plantamos uma sementinha para esses alunos. Nas discussões ressaltamos o quão importante é que eles sejam multiplicadores dessa cultura, propagando a Cultura Hip Hop em suas casas, nas rodas de amigos, na escola”, cita.

“Foi muito interessante a forma como os alunos recepcionaram o Kika Agbara”, acrescenta. “No começo, estavam meio receosos, mas aos poucos se soltaram, sentindo-se à vontade para trazer questões e colocações. Todas as apresentações tiveram uma participação muito grande dos alunos. Algo que temos que ressaltar aqui é a dúvida que envolve a cultura Hip Hop: podemos chamar a música e a dança de Hip Hop? Como muitos deles já tinham tido contato com alguns dos elementos que envolvem a Cultura hip-hop, pudemos esclarecer que HIP HOP é a cultura, e que esta é composta por quatro elementos: a música, a poesia, a dança e o grafite. Isso fez com que o encontro se tornasse mais do que uma apresentação de documentário, mas uma roda de conversa”.

Juny kp, que também participou da organização e execução do projeto, ressaltou que outro tópico importante apresentado aos alunos foi a possibilidade dos mesmos enxergarem a cultura como uma forma de trabalho e profissionalização.

“O documentário mostra isso, os quatro entrevistados falam das suas vidas, da sua relação com e o hip-hop, e de como eles foram desenvolvendo essa relação e tornaram-se profissionais de cada um na sua área, na sua linguagem de expressão”.

“Foi muito bonito, muito prazeroso e muito valoroso como as escolas nos acolheram, nos receberam e como os alunos prestaram atenção, tiraram um tempo mesmo daquelas duas horas para nos ouvir e assistir o documentário” finaliza. “Cada escola, ao seu jeito, foi muito acolhedora, foi muito receptiva e nos acolheu com muito carinho e muita atenção. Isso é muito legal, isso diz muito sobre a relação da educação pública e de o que é possível fazer”.

Do Atual Lab
Fotos: Pedro Figueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página