10 de novembro de 2024
GeralZ2

Santo que curou garoto brasileiro é canonizado pelo Papa Francisco



Papa Francisco e os cardeais residentes em Roma aprovaram a canonização de Carlo Acutis, que será o primeiro santo “millennial”, juntamente com outros 14 nomes. A data da canonização do beato ainda não foi definida, mas deve ocorrer em 2025. A cerimônia, conhecida como Consistório Público Ordinário, é considerada uma formalidade, já que os milagres de Acutis foram reconhecidos em maio deste ano.

Carlo Acutis, apelidado de “Influencer de Deus”, morreu precocemente em 2006, vítima de leucemia, e foi beatificado em 2020 após o reconhecimento de seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira do Mato Grosso do Sul. O Papa Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar o milagre atribuído a Acutis.

Acutis era apaixonado por internet e tecnologia, criando sites religiosos e uma exposição documentando milagres eucarísticos. Sua mãe, Antonia Salzano, recebeu a notícia da canonização com grande alegria.

Quem Foi Carlo Acutis?
Carlo Acutis nasceu em Londres em 3 de maio de 1991, filho de pais italianos, e mais tarde mudou-se para Milão com sua família. Apesar de sua família não ser religiosa, sua fé católica foi nutrida por uma babá polonesa. Acutis morreu de leucemia fulminante aos 15 anos em Monza, Itália. Seu corpo foi transferido para Assis, onde está exposto em um santuário.


 
Acutis deixou um conselho à sua geração: “Todos os homens nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias. Não deixem que isso aconteça com vocês.” Essa citação foi incluída pelo Papa Francisco em 2019 em um texto dirigido aos jovens.

Milagres Reconhecidos
O primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano ocorreu em 2013, quando um menino brasileiro com problemas digestivos e uma rara anomalia no pâncreas foi curado sem cirurgia após a família rezar para Acutis. O segundo milagre, que levou à canonização, foi a cura de uma menina da Costa Rica que sofreu um traumatismo craniano após cair de bicicleta.

Importância para a Igreja Católica
A história de Carlo Acutis é significativa para a Igreja Católica, pois busca estabelecer uma conexão com as gerações mais jovens na era da tecnologia. Acutis, lembrado por seus amigos por gostar de videogames como Super Mario e Pokémon, foi patrono da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023.

O Papa Francisco destacou a juventude e o testemunho de Acutis, afirmando que ele não se acomodou na imobilidade, mas atendeu às necessidades de seu tempo, vendo o rosto de Cristo nos mais frágeis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página