24 de novembro de 2024
PolíciaZ1

VÍDEO – Contrafogo pode ter sido a causa do incêndio que consumiu canavial em Santa Cruz

A Raìzen, usina de álcool de Ipaussu emitiu nota na tarde desta sexta-feira (07) informando que adotou todas as medidas necessárias para combater o incêndio que na quinta-feira (06) atingiu canavial na região dos bairros São João e Jardim Fátima. A altura e intensidade das chamas chamaram a atenção dos moradores que gravaram imagens (veja abaixo). Segundo a empresa a intensidade das chamas pode ter sido causada por uma técnica chamada “contrafogo”, quando para se evitar incêndios de grandes proporções se utiliza fogo de encontro com o foco das labaredas. A usina divulgou também um telefone para comunicar ocorrências. (veja nota completa abaixo)

O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz enviou viaturas para apagar o incêndio com apoio de equipes da usina Raìzen. A suspeita é de que o fogo tenha sido ateado por vândalos. Apesar do susto, não houve vítimas.

NOTA
A Raízen informa que ontem, dia 06 de junho de 2024, recebeu um chamado, por volta das 10h40 para a extinção de um incêndio em canavial no município de Santa Cruz do Rio Pardo. Para a operação, a Empresa enviou dois caminhões de combate a incêndios e 9 brigadistas que, entre várias técnicas empregadas, executaram também o contra-fogo para evitar a propagação do incêndio.

O contrafogo ou fogo de encontro, como é popularmente conhecido, é uma técnica utilizada no combate indireto aos incêndios que consiste em queimar toda a vegetação que há entre a linha de controle e o incêndio, ou seja, eliminar o combustível intermediário.

A Raízen não pratica a queima de cana, segue a legislação vigente e estritamente as diretrizes do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que determina a eliminação do uso do fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo. Reforça ainda que o fogo não provocou vítimas e nem atingiu a rodovia ou área de preservação ambiental.

O telefone 0800 770 2233 é disponibilizado pela Raízen para que qualquer cidadão possa comunicar a ocorrência de sinistros ligados a fogo em canaviais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página