10 de novembro de 2024
PolíticaZ2

Projeto do rodeio repercute e mobiliza vereadores da base e oposição

Projeto que tramita na Câmara para a terceirização da festa de peão de Santa Cruz, mal foi à votação e já mobiliza o legislativo municipal. Matéria do IBTVNews repercutiu nas redes sociais durante todo o fim de semana e, na manhã desta segunda-feira (17), vereadores da oposição e da base governista defenderam suas opiniões em duas rádios da cidade.

Relacionada:
Festa do Peão de Santa Cruz pode ser terceirizada por meio de concorrência pública

O texto de autoria do vereador Juninho Souza, deu entrada na Câmara na sessão de segunda-feira (10), e propõe que a festa seja realizada via licitação pública, com a possibilidade do desmembramento de toda a estrutura. Parque de diversão, rodeio, praça de alimentação, shows, poderiam ser explorados por diferentes empresas do segmento. 

O vereador Cristiano Miranda, pré-candidato a vice Prefeito em dobradinha com o atual prefeito Diego Singolani, deu entrevista à rádio Difusora defendendo o atual modelo da festa. “Acredito que a oposição não foi consultada sobre esse projeto que só visa uma coisa: o fim da festa do peão de Santa Cruz. Se vai servir para o rodeio, vai para o Rock Rio Pardo, Festival Gastronômico e demais eventos. Acredito que não prospera na Câmara Municipal por consciência, porque os vereadores sabem a importância da festa do peão para Santa Cruz do Rio Pardo, que através da Prefeitura promove o lazer e o turismo.”

O autor do projeto, vereador Juninho Souza, autodeclarado opositor ao atual prefeito, foi entrevistado na Band FM, onde defendeu a terceirização da festa e convocou uma reunião pública para esta sexta-feira, às 19h, na Câmara. “A Prefeitura gastou R$ 3 milhões na última festa sem retorno para a população. Na reunião pública vou convidar a Prefeitura, o Ministério Público, a imprensa e toda a população. Todos terão espaço para falar”, diz. Segundo Juninho, o projeto não se estende para o Rock Rio Pardo e os demais que não tem fins lucrativos. 

O projeto tramita na Câmara e deve ser colocado em pauta na próxima sessão, dia 24, caso não tenha pedido de vistas e seja analisado pelas das Comissões de Justiça e Orçamento. Tempo suficiente para discussões de bancadas. O IBTVNews ouviu na tarde de segunda-feira (17) a opinião de vereadores da base e da oposição. Nenhum dos lados se mostrou otimista quanto a aprovação, apesar de alguns considerarem que será uma votação acirrada.

O PROJETO
De acordo com o projeto, a Festa do Peão de Boiadeiro será realizada todo mês de janeiro como um evento de interesse público e que integra as celebrações do aniversário de Santa Cruz. O artigo 3º especifica: “caberá ao Poder Executivo organizar e realizar a “Festa do Peão de Boiadeiro”, ou a seu critério, poderá ser terceirizada mediante concessão por meio do devido processo licitatório, em conformidade com a Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).”

O texto diz ainda que a concessão da festa se dará por meio de “licitação na modalidade concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.”

Em sua justificativa pelo projeto, Juninho Souza diz que a previsão de concessão mediante o devido processo licitatório tem como objetivo evitar que a organização e realização da festa – enquanto evento de interesse público – seja direcionada a uma única empresa do ramo existente no Município. 

O projeto deu entrada na pauta da Câmara na última sessão ordinária, realizada dia 10 de junho deste ano e pode ser acessado AQUI

W.Menon

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página