20 de setembro de 2024
RegiãoZ2

Paleontólogo descobre crânio de crocodilo pré-histórico em Marília

O paleontólogo mariliense William Nava anunciou sua mais recente descoberta: um conjunto de fósseis, entre eles o crânio de crocodilo pré-histórico, que habitava a região de Marília há milhares de anos. O fóssil foi descoberto em um “sítio paleontológico” às margens de uma rodovia nos arredores de Marília. O material coletado foi levado ao laboratório do Museu de Paleontologia de Marília, para serem limpos, lapidados e catalogados.

O crânio mede cerca de sete centímetros de comprimento, está em vista dorsal, o que impede a observação dos dentes. Segundo o pesquisador, assim que tiver acesso à dentição, ele poderá confirmar se o crocodilo é da espécie Mariliasuchus ou não.

Marília foi povoada por pequenos crocodilos pré-históricos e os fósseis preservados deles são encontrados com mais facilidade. Nava já havia descoberto e até batizou alguns de seus achados, dando o nome a esses animais de Mariliasuchus amarali e Adamantinasuchus navai.

São animais, que viveram durante o período Cretáceo, há cerca de 70-80 milhões de anos, juntamente com os grandes titanossauros, que foram dinos pescoçudos, quadrúpedes e herbívoros, com muitos registros de fósseis pela região, como o famoso ‘Dinotitã de Marília’, atualmente em estudos na Universidade de Brasília (UnB).

TURISMO
A riqueza científica, cultural e turística dessas descobertas se tornou parte da identidade de Marília e hoje faz parte do programa de desenvolvimento econômico e turístico da cidade. O tema atrai três mil visitantes por mês no museu e em breve novos locais de atração e incentivo estão para ser criados no município.

Para conhecer um pouco mais sobre as descobertas paleontológicas em Marília e sobre a história dos dinossauros visite o Museu de Paleontologia de Marília. A entrada é gratuita e abre de terça a sexta, das 9h às 17h e sábado das 13h às 17h. Mais informações pelo (14) 9 8100-1809.

Com informações do Marília Notícia