Luiz Carlos Cichini – É inverno lá fora…
O inverno está aí, batendo à porta. Chegou para ocupar seu lugar durante seu turno trimestral. Agora é a vez dele, após o período preparatório deixado pelo outono. Tempo seco, manhãs e noites geladas. Há quem o ame e quem o odeie, mas assim como as demais estações, ele cumprirá seu dever anual, fazendo gelar a pele e tremer os ossos dos viventes.
O mundo vem mudando tanto ultimamente que, muitas vezes, não percebemos as diferenças entre as estações. Não há mais características fixas, padrões. As previsões mudam constantemente, o clima “está enlouquecendo”, e muitos se fazem de desentendidos ao se questionarem do real motivo de tais mudanças.
Mas voltemos a falar do inverno, nosso tema principal. Período de busca por aconchego, por calor (humano?), por acolhimento. Época em que abandonar o conforto das camas e suas camadas de cobertores é uma das tarefas mais difíceis para se iniciar o dia. Tempo em que um convite para um café ou um chocolate quente é sempre bem-vindo. E as reuniões entre amigos, ao redor de uma fogueira, são bem convidativas.
Enquanto o inverno reina lá fora, há um lugar em que ele jamais deve ser bem-vindo: em nosso interior. Jamais a frieza externa deveria penetrar nosso corpo e chegar ao nosso coração. Frieza esta que causa distanciamento, ausência de compaixão e amor ao próximo. Corações enregelados que se entregam ao egoísmo e procuram apenas o próprio bem-estar, não se importando com aqueles que sofrem as consequências de tantas friezas.
Dependendo de que lugar estamos nessa vida, o inverno pode ser maravilhoso ou torturante. Se temos um teto para nos abrigar, alimento para nos saciar e calor humano para complementar, sejamos gratos a cada minuto. Há tantos lá fora que não têm esta mesma sorte e sofrem com a falta de calor, principalmente do calor humano…
______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do IBTVNews