Em seis meses de funcionamento, SAMU regional em Santa Cruz já fez 6.300 atendimentos
Prestes a completar seis meses de funcionamento em 4 de julho próximo, o SAMU regional de Santa Cruz do Rio Pardo já fez 6.300 atendimentos em dez municípios da região. Além de Santa Cruz, são assistidas a população de Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Santa Cruz do Rio Pardo, Ribeirão do Sul, Espírito Santo do Turvo, Óleo, São Pedro do Turvo e Timburi.
A Central regional funciona na sala do 1º andar do edifício Abelardo Pinheiro Guimarães, na avenida Tiradentes, 360, e controla todas as ligações feitas ao 192. Assim que a ligação é atendida e a telefonista colhe as primeiras informações sobre a ocorrência e o médico regulador já define qual ambulância enviar ao local, se a unidade básica ou a de suporte avançado. O especialista também define se o paciente será levado à UPA ou à Santa Casa, dependendo da gravidade da situação.
Relacionadas:
SAMU regional em Santa Cruz e bases descentralizadas criam cinturão de atendimento para 113 mil habitantes
Desde janeiro deste ano 6.300 atendimentos regionais foram realizados, sendo 4.215 em Santa Cruz do Rio Pardo. Estes atendimentos se classificam conforme a natureza, sendo 2.975 casos clínicos (Infarto Agudo do Miocárdio- IAM, Acidente Vascular Encefálico- AVE/AVC, Parada Cardiorrespiratória- PCR, cólica renal, crise convulsiva, dentre outros); 665 traumas (Acidentes de trânsito, ferimento com arma branca, arma de fogo, atropelamento, quedas), 124 atendimentos á gestantes, 231 atendimentos pediátricos e 220 atendimentos psiquiátricos.
O SAMU funciona 24 horas, todos os dias da semana, sendo acionado pelo fone 192.