19 de setembro de 2024
AgroZ2

Conheça os benefícios das hortaliças por meio de suas cores

De acordo com a Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, hortaliças são plantas herbáceas, ou seja, de folhas pequenas e alongadas, das quais uma ou mais partes podem ser usadas na alimentação em sua forma natural.

ELAS SÃO DIVIDIDAS EM TRÊS CLASSIFICAÇÕES:
Verdura – quando o que é utilizado são as partes verdes;
Legume – quando o fruto ou a semente é usado;
Raízes, tubérculos e rizomas – quando se usa as partes subterrâneas.

As hortaliças são fundamentais para uma alimentação diária balanceada, ocupando o segundo andar da pirâmide alimentar. Esses alimentos contêm fibras, minerais, antioxidantes e vitaminas – a única que não pode ser encontrada nas hortaliças é a B12, por estar presente apenas em alimentos de origem animal. Além de tudo, são compostas principalmente por água, auxiliando a manter a hidratação do corpo.

O mais indicado é ingeri-las cruas, pois ao cozinhar os alimentos alguns nutrientes se perdem em razão do aquecimento. Por isso, quando são consumidas cruas, elas conservam melhor as vitaminas e minerais e trazem mais benefícios para a saúde. Porém, se você não gostar delas desta forma, é melhor aquecê-las no banho-maria. Ao cozinhar ou refogar as hortaliças, é importante ficar atento à temperatura e ao tempo em que elas ficarão no fogo – quanto menos ficarem submetidas ao calor, melhor. O ideal também é cortá-las apenas depois de estarem prontas, isso ajuda a preservar os nutrientes.

Consumir verduras, legumes e tubérculos, de forma geral, ajudará o organismo a evitar ou adiar o aparecimento de doenças degenerativas. Eles também auxiliam a proteger a flora intestinal e ajudam a eliminar toxinas. Dependendo da cor, as hortaliças apresentam diferentes benefícios para a saúde. Entenda:

Verdes
Atuam no fortalecimento do sistema imunológico e na renovação das células do sangue. São ricas em vitamina C, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Alguns exemplos são brócolis, rúcula, espinafre, agrião e couve.

Amarelas/alaranjadas
Trazem benefícios para o sistema respiratório, para a pele e à visão. Elas têm principalmente vitamina A, que também protege os ossos, previne o envelhecimento precoce e atrasos no crescimento. Abóbora e cenoura são exemplos.

Vermelhas
As hortaliças vermelhas previnem alguns tipos de câncer, como de próstata, estômago e mama, e são repletas de vitamina C e ácidos fenólicos. Também são importantes para a saúde da pele, vasos sanguíneos e gengiva. Exemplos: pimentão, rabanete e melancia.

Brancas
Já as brancas têm substâncias como flavonoides, organossulfurados e selênio. Elas ajudam a combater alergias e processos inflamatórios, além de serem aliadas dos sistemas circulatório e imunológico. Alguns exemplos são alho, aipo, cebola e couve-flor.

Roxas
São ricas em antocianina, que apresenta propriedades anticancerígenas, preserva a memória e previne doenças cardiovasculares. Exemplos: beterraba, berinjela, alface roxa e cebola roxa.

Escolhendo as hortaliças
Na hora de comprar as hortaliças, evite as que têm partes moles, mofadas ou com manchas; raízes, folhas ou talos murchos ou mofados; alterações no cheiro, cor e consistência; falta ou excesso de umidade.

Higienização e conservação
Para evitar doenças causadas por microrganismos, os alimentos devem ser bem lavados antes de consumidos, mesmo se estiverem sem casca ou forem cozidos. O ideal é retirar qualquer parte estragada, lavar todas as folhas, deixar em repouso em água com cloro por meia hora e depois enxugar com pano limpo ou deixar escorrer. Se não forem consumidas imediatamente, opte por guardá-las em sacos plásticos bem fechados, em lugares frescos. Raízes e tuberosas não podem ser guardadas na geladeira.

Do panelinhafit.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página