Novas pontes terão projetos discutidos em audiência pública nesta terça (28)
O Plano de Mobilidade Urbana 2023 de Santa Cruz do Rio Pardo, aponta a falta de conexões entre os bairros como o principal problema do trânsito de Santa Cruz. A solução apontada pelo documento é a ligação entre bairros por meio de um anel viário em torno do município. O primeiro passo, uma ponte ligando a região da Chácara Peixe com o altos da Estação, será debatido nesta terça-feira (28), em audiência pública no Novo Palácio da Cultura, a partir das 18h. É o momento da população opinar e tirar suas dúvidas sobre o projeto.
Na ocasião também será apresentado o projeto de outra ponte, sobre o ribeirão São Domingos, numa continuidade da rua Catarina Etsuco Umezu. O investimento para ambos os projetos é de R$ 30 milhões.
RIO PARDO
A principal obra pretende ligar a região da Chácara Peixe e Joaquim Paulino com o Pacaembu, São João e altos da Estação. O projeto traça uma avenida com cerca de 2Km de extensão, incluindo uma ponte sobre o rio Pardo, que parte do final da avenida Carlos Rios, no entroncamento com a rodovia SP-225, passando por áreas rurais até o rio Pardo, terminando ao lado da Cerealista Sefert.
RIBEIRÃO SÃO DOMINGOS
Outra obra prevê a continuidade da rua Catarina Etsuco Umezu até a rua Matias Ban, cortando o terreno do antigo curtume com uma ponte sobre o Ribeirão São Domingos. São aproximadamente 200 metros de via com uma ponte sobre o ribeirão São Domingos que vai ligar o centro da cidade com a região do Santana, Brasília e Vila Matias.
ANEL VIÁRIO
A principal solução apontada pelo Plano de Mobilidade para aliviar a circulação de veículos no município é a criação de um anel viário conectando todas as zonas urbanas de Santa Cruz. Segundo os estudos, o dispositivo margearia toda a cidade, partindo do entroncamento da SP-255 com a SP-374 (próximo ao Posto Kafé), seguindo até o trevo do Posto Beira Rio. Na sequência entraria na zona rural passando o rio Pardo sentido Cerealista Sefert (mesmo trecho anunciado pela Prefeitura recentemente). Então seguiria ao Parque das Nações e, em outra zona rural, passaria atrás do Distrito Industrial, margeando a SP-374 até o entroncamento da SP-294.
A obra contemplaria serie de melhorias como paisagismo e sistema de iluminação, passeios públicos mais largos, transposição de rio, ribeirão e riachos por passarelas sustentáveis, além de criar espaços para comércio e serviços. O projeto defende ainda uma rede de ciclovias implantadas em denominadas “vias verdes”, com árvores e jardinagem, privilegiando a mobilidade alternativa, um verdadeiro paraíso para pedestres e ciclistas.
CAOS
A cada ano, a quantidade de novos veículos que passa a circular em Santa Cruz do Rio Pardo, cresce em média 3,2%. São cerca de 1.200 carros, motos, caminhões, caminhonetes, entre outros modelos nas ruas. Nos últimos quatro anos, segundo dados do Ministério dos Transportes, a frota de Santa Cruz cresceu 10%. Passou de 35.328 em 2020, para 38.968 no último ano. Mas o número pode estar subestimado, uma vez que o Departamento Municipal de Trânsito contabiliza 40.285 autos.