20 de setembro de 2024
OpiniãoZ2

Nilton Santos – Olho no lance!!

Ééééééé mais um gol brasileiro!!! Foi, foi, foi, foi, foi, foi ele!!! Romário, o craque da camisa número 11!! Confira comigo no replay. O que foi que só você viu, Regis Tadeu?? Acerte o seu ai que eu arredondo o meu aqui.

É fácil narrar um gol do Silvio Luiz mesmo sem assistir um jogo por ele narrado há mais de 10 anos. Não sei há quanto tempo ele estava no canal da Igreja Universal mas eu não assisto a essa instituição bancada com dinheiro de fiéis a um charlatão com grade de péssima qualidade e um jornalismo completamente parcial diga-se de passagem. “Pelas barbas do profeta!”

Mas voltando ao grande Silvio Luiz passei a infância assistindo aos jogos narrados por ele no SBT. Além dos bordões, um melhor que o outro, eu achava o máximo como no meio de jogo, “do neida”, ele começava a contar causos como se estivesse na mesa de um bar, quase que deixando o jogo de lado. Em particular me lembro de um jogo do Corinthians que ele começou a contar que foi comer um frango assado na casa de Silvio Santos, seu patrão naquela ocasião. Isso devia ser 1997, falou bem do tempero, do frango, da bebida que tomaram, deu os mais diversos detalhes e do “neida”, um time atacava e ele tinha que voltar correndo pro jogo, “desandou a maionese”.

Jogando bola no quintal de casa, na rua, ou nos campinhos da vila, geral quando fazia gol narrava como ele, narração de gol que por sinal tem uma história boa. Um de seus principais bordões o “foi, foi, foi, foi, foi, foi, foi ele” nada mais era do que uma enrolação enquanto ele identificava o autor do gol. Silvio Luiz tinha o hábito de nunca gritar gol. Segundo ele mesmo é bobagem ficar gritando: “Pra que, que eu vou gritar gol se o cara tá vendo que foi gol”.

Uma perda gigante para a imprensa esportiva? Não, não podemos ficar lamentando essas partidas naturais, 89 anos vida é muita coisa, o cara é de 1934, começou sua carreira em 1952, nem meu pai hoje com 66 anos era nascido em 52. É muita coisa, no fim dos anos 80 ainda se formou como árbitro e passou 5 anos apitando jogos, ajudou a fundar o Bandsports, cobriu várias copas do mundo, enfim, viveu, venceu e agora será lembrado pela posteridade com a alegria que sempre nos contagiou, por isso mesmo terminamos com mais um bordão dele: “agora é fechar o caixão e beijar a viúva!

Boa passagem, eterno Silvio Luiz!

Passagem boa também para Antero Greco. Incrível como a carreira desse cara é irretocável, como era querido, amado, como foi marcante por onde passou em seus 50 anos de carreira, 30 só de ESPN.

Falando dessa emissora certamente vem à cabeça de quem conhece o Sport Center, programa apresentado por ele e o amigão Paulo Soares. Quem nunca riu de doer a barriga com eles é simplesmente porque nunca assistiu. Além do profundo conhecimento de futebol dessa dupla, era rolar uma bola fora ou um nome que possa vir a ter duplo sentido, para ambos começarem a engasgar na apresentação, com risadas das mais gostosas de se dar. Bastava um Milton Caraglio (jogador argentino) ou um Rolão Preto (técnico português) para que começassem as risadas. Lamentar? Apenas o fato de que ele e Paulo Soares estavam para voltar à ativa, no mais é só celebrar a brilhante carreira desse baita jornalista.

Indico essa matéria do Jogo Aberto sobre Silvio Luiz:

E sobre Antero indico essa coleção de melhores momentos dele e do amigão que tá sensacional:

E sobre o futebol da semana ?? Fo**- se, a gente ama a bola mas a celebração da vida sem dúvida é mais importante, é a vida, é bonita e é bonita.

One thought on “Nilton Santos – Olho no lance!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página