23 de novembro de 2024
OpiniãoZ2

Nilton Santos – Na ponta dos dedos, Ayrton Senna do Brasil!

Domingo, 1 de maio de 1994
Cheguei da missa e fui correndo pro quarto de meus pais sozinho, sem ninguém me chamar, tinha acabado de começar a corrida do Grande Prêmio de Ìmola e como toda corrida, eu não queria perder, minha idade? 8 anos.

Acho que uma das coisas que mais devem impressionar as gerações mais novas deve ser entender como crianças de 8, 7, 6 anos de idade ficavam paradas (a maioria nem tão parada, meu caso) na frente da TV, por horas acompanhando uma corrida de Fórmula 1. Isso era o efeito Senna meus jovens, difícil explicar com palavras o que esse cara significava para nosso país, a identificação da torcida brasileira com ele, a vibração, a as vitórias que ele compartilhava com todos nós, a sensação que ele fazia a gente sentir de ter vencido junto com ele.

Me lembro de estar olhando pra televisão quando Galvão Bueno narrou: “Senna bateu forte!” Daí pra frente prefiro não lembrar. Os anos 90 foram maravilhosos porém tivemos perdas que pararam o pais. Depois de Senna, em 94, perdemos os Mamonas, em 3 de março de 1996, também num domingo pela manhã. Musicalmente falando ninguém, absolutamente ninguém, beira o sucesso dos Mamonas Assassinas. Levantamos mais uma vez e aí, 23 de junho de 1998, foi a vez do Leandro, irmão do Leonardo, a “tradicional família brasileira” era “envorvida até o pescoço” com esses ídolos do esporte e da música nos anos 90.

Superamos, seguimos e hoje somos felizes com todo o legado que essa gente nos deixou, e que legado! Deixo aqui um convite que levará muito lazer, diversão e acima de tudo emoção a todas gerações: a geração X, nascida entre 1965 e 1980 e parte da geração Y, nascida entre 1981 e 1996 a reprisarem o Grande Prêmio de Interlagos de 1991. A parte da Y que não viu e a geração Z, nascidos entre 1997 e 2010, tirem o celular da frente de vocês e apreciem o que tínhamos o prazer de acompanhar aos domingos Como diria meu Sargento do Tiro de Guerra, Sr. João Marcelo de Camargo Motta, “eu boto meu saco na prensa” se até a última volta vocês não estiverem completamente emocionados.

Abaixo oVT exibido pelo Globo Esporte em 2020. É VT, mas é MUITO COMPLETO, pode ir na fé:

Pra quem não conhece existe uma música linda que Leandro e Leonardo fizeram em homenagem a Senna, se chama Cavaleiro do Asfalto. Veja abaixo:

Assistam a hora que quiserem, como quiserem, mas se conseguirem assistir num domingo, tomando uma cerveja vai ser demais, um amendoim, uma muçarela (de preferência de onde vende Vovô Porcão Alimentos) no azeite e na sequência um churrasquinho. Meu Deus, como a vida é boa! Obrigado Deus !

______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do IBTVNews 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página