23 de novembro de 2024
PolíticaZ2

Otacílio joga balde de água fria em aspirantes a vice ao declarar Mirtão como insubstituível




Em entrevista à rádio Difusora Santa Cruz, na manhã de sexta-feira (12), o pré-candidato a prefeito e ex-prefeito Otacílio Assis (PL), enalteceu o vereador Milton de Lima (União BR), o Mirtão de Caporanga, seu pré-candidato a vice nas eleições de 6 de outubro. As declarações caíram como um balde de água fria nas intenções de figurões do grupo de oposição que nutriam a esperança de integrar uma dobradinha com o ex-prefeito.  

“Ele (Mirtão) é insubstituível. Ele não vem sozinho, vem com um grupo político que se soma ao nosso”, declarou Otacílio, ressaltando que Mirtão foi o vereador mais votado nas últimas eleições, com 897 votos.

O grupo de apoio a Otacílio, formado principalmente pelos ex-vereadores Psiu Marques e Luciano Severo, além dos atuais vereadores Juninho Souza e Cristiano Tavares; e mais recentemente pela ex-secretária de Saúde Anelise Leitão, teria ficado incomodado com as declarações.

Alguns sinais de descontentamento já puderam ser vistos na sessão da Câmara de segunda-feira (15). Juninho Souza, um dos mais ferrenhos críticos da atual administração, não repetiu o costumeiro tom exaltado e até elogiou o prefeito Diego em algumas ocasiões. Severo, que no início do ano manifestou apoio a Otacílio, anda sumido do cenário político. E Anelise, segundo declarou Otacílio, terá apenas função de apoio.



Na entrevista que Otacílio concedeu à rádio, a ex-secretária Anelise Leitão foi muito elogiada, no entanto uma possível dobradinha foi afastada. Após se filiar ao Agir, no início do mês de abril, o nome de Anelise foi praticamente cravado pela imprensa como vice de Otacílio. 

“Anelise é muito bem avaliada pela população, pelos funcionários da saúde e vereadores. Ela me perguntou como poderia ajudar na campanha. Eu disse que bastaria se filiar (Anelise se filiou ao Agir) e participar da campanha. Essa vai ser a função dela, dizer que me apoia”, diz o ex-prefeito.   

Não é de hoje que Otacílio vê em Mirtão seu preferido para vice. Desde que deu sinais de sua pré-candidatura à disputa pela Prefeitura, o ex-prefeito vem circulando com o vereador em festas e eventos do município. Entre outros locais, ambos já foram vistos juntos na Festa de Santo Reis de Caporanga e do bairro da Onça, além da Cavalgada e da Festa de Peão de Santa Cruz.

O Otacílio Parras Assis se candidatou a prefeito pela primeira vez em 2004, quando foi derrotado por Adilson Mira, reeleito. Na ocasião Otacílio obteve 9.117 votos, contra 11.544 de Mira. Na eleição seguinte, em 2008, nova derrota, desta vez para Maura Macieirinha, candidata do então prefeito Mira. Otacílio obteve 9.208 votos contra 11.152 de Maura.

A vitória veio em 2012 ao não dar chance para a reeleição de Maura. Otacílio obteve 11.849 votos, enquanto a prefeita totalizou 9.490. Em 2016 Otacílio foi reeleito com votação expressiva de 19.104 votos enterrando de vez a vida politica de Adilson Mira, que totalizou 5.638 votos.

Em 2020, Otacílio indicou seu aliado político e braço direito na época, o atual prefeito Diego Singolani, que derrotou Luciano Severo com 14.909 votos contra 6.316. Com as desavenças e atritos naturais e entre cria e criador, Diego e Otacílio se afastaram até romperem definitivamente. 



Otacílio disputou as eleições de 2004, 2008 e 2012 pelo PT. Em 2016 se filiou ao PSB e, no início deste ano fez uma mudança radical ao se filiar ao PL. A guinada para a direita não caiu muito bem entre seu eleitorado mais antigo e provocou também a saída do PL do vereador Adilson Simão e do ex-secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Domingos do Carmo. Ambos vão apoiar o atual prefeito Diego Singolani.

O PL é o partido do deputado estadual Ricardo Madalena, que já manifestou apoio ao primo Otacílio. Ao que tudo indica, um apoio velado, já que Madalena já foi visto ao lado do prefeito Diego em eventos na região. Ambos mantém uma boa relação. Nos últimos anos, Madalena abriu as portas em São Paulo para o atual prefeito Diego e trouxe série de emendas para o município.

Madalena foi candidato a vice-prefeito de Otacílio em 2004. Na ocasião ambos foram derrotados pelo então candidato a reeleição Adilson Mira que posteriormente veio a perder para Otacílio em 2016.



3 thoughts on “Otacílio joga balde de água fria em aspirantes a vice ao declarar Mirtão como insubstituível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página