23 de novembro de 2024
Região

Município de Óleo celebra aniversário com rodeio e shows entre 11 e 14 de abril

O município de Óleo completa neste domingo (07) 106 anos e se prepara para receber uma das maiores festas de todos os tempos. De 11 a 14 de abril, o recinto de festas Pedro Lúcio de Andrade, sediará a 2ª etapa do circuito Safra Nova, temporada 2024. Um dos circuitos que mais cresce no Brasil.
O recinto de festas está sendo preparado para receber os melhores competidores do rodeio em touros e cavalos na modalidade cutiano, além do rodeio mirim do projeto Pequeno Cowboy. A boiada fica por conta da Cia de Rodeio “Voo Livre” do Pedro Emílio, Cia Martins, Cia de Rodeio Victória e Cia de Rodeio WN. A tropa vem com a Cia de Rodeio Montecristo, Cia Pinheirinho Machado e tropa de rodeio DF.
A narração do rodeio será com os melhores locutores do Brasil! Roberval Martins, que está retornando aos rodeios, e o Prata da casa, Hélio Bento.
Uma mega estrutura está sendo preparada para receber toda a região, incluindo praça de alimentação, camarotes, estacionamento com segurança e muito mais. Artistas de renome nacional estarão se apresentando durante o 31º Óleo Rodeio Fest.
Começando na quinta, dia 11, estarão se apresentando, o destaque de 2024, Júnior Villa + Munhoz & Mariano.
Na sexta, dia 12, será a vez dos “brutos do agro”, Augusto e Atílio + Lucca e Mateus.
No sábado, dia 13, terá a grande final do rodeio e shows com João Lucas e Marcelo + Hugo e Tiago + DJ Anabzzi.
E no domingo, dia 14, pela manhã, fechando com chave de ouro, haverá a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade.

História

Por volta do ano de 1888 mais ou menos, com a abertura de uma venda de terras, na alta Sorocabana local, então chamado de Sertão de Campos Novos, muitos migrantes vindos de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro passavam por este local onde faziam pousadas, sob a sombra de uma grande árvore de ‘Óleo’, espécie de árvore ainda hoje encontrada em nossas florestas. Assim o local que era passagem forçada para os tropeiros e viajantes que iam em demanda de Campos Novos, ficou conhecido com o nome de ‘Pousada de Óleo’.
Com o passar do tempo tornou-se um povoado, já com o nome de Óleo. Cinco (05) proprietários de terras no local resolveram então formar o Patrimônio, doando cada um 05 (cinco) alqueires de terra para a formação do Patrimônio, que teve como Padroeiro o ‘Senhor Bom Jesus’. Foram eles os senhores: Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, considerados os fundadores da Cidade de Óleo.
Em dezembro de 1917, sob a chefia política do Coronel Olímpio Braga, foi criado o município de Óleo, cuja instalação deu-se em 07 de abril de 1918, tendo como seu primeiro Prefeito, o Coronel Olímpio Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página