Luiz Carlos Cichini – Vasto Mundo
Nos primeiros anos de vida, meu mundo se constituía na pequena cidade de São Pedro do Turvo. Há 30 anos meu mundo se ampliou quando minha família resolveu se mudar para Santa Cruz do Rio Pardo, e ano após ano, meu pequeno mundo foi tomando outras proporções.
Além do espaço físico, foram se ampliando diante de meus olhos o mundo das ideias, das sensações, dos sentimentos. E que vasto mundo há lá fora! Há uma imensidão de saberes, lugares, cores, sabores e perfumes que, pouco a pouco, fui descobrindo, mas sei que a infinidade é tão vasta que não cabe conhecê-la apenas em uma vida. A vida é curta, sempre me disseram, e ela passa rápido!
Muitas vezes, diante das incertezas do existir, dos receios e fraquezas que o cotidiano coloca diante de nós, preferimos nos trancar em nosso pequeno mundo: nosso lar, nosso quarto, ou em nossa mente inquieta. E por vezes acabamos passando tempo demais reclusos nesse lugar seguro e “confortável”, estáticos e livres de todos os males. Entretanto, não fomos feitos para isso. O mundo está diante de nós, esperando para ser desbravado, experienciado.
Só conhecemos a borboleta quando ela rompe o casulo e se entrega ao desconhecido. O pássaro só domina os céus quando se atira do ninho, deixando a vida segura para trás. Cada um ao seu tempo, uma hora ou outra precisamos decidir e seguir uma direção. Somos caminhantes nesta vida, precisamos caminhar sempre em frente. Só descobriremos as belezas deste vasto mundo quando finalmente tivermos a coragem de viver a vida como ela deve – e merece – ser vivida.
Sair de nosso pequeno e limitado espaço já é um grande começo. Decida-se, busque, caminhe, ouça seu coração. A vida é movimento. O mundo nos espera. Parados não somos e nem seremos coisa alguma…
______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do IBTVNews