Câmara passa tudo e adia projeto que acaba com Zona Azul nos arredores da Santa Casa
Sessão da Câmara na noite de segunda-feira (29) aprovou todos os projetos em pauta. Criou o “Ponto de Frete” (PL 57/2024) destinado ao estacionamento de veículos de transporte de cargas para concentrar o serviço de fretes em um único local, facilitando a busca de tais serviços pela população. Concedeu local para implantação e exploração de estação de beneficiamento de resíduos de construção, massa verde e inservíveis recicláveis (PL 59/2024). E abriu crédito adicional suplementar na valor de R$ 3,6 milhões para custeios da Secretaria Municipal da Saúde (PL 68 e 29/2024) .
Destaque foi o projeto polêmico (PL 63/2024) de autoria do vereador Juninho Souza, que prevê a exclusão da Zona Azul em seis quarteirões nos arredores da Santa Casa (veja mapa abaixo). O texto tramita na Câmara há cerca de duas semanas e recebeu parecer contrário. No entanto, a votação foi adiada para a próxima sessão. Nesse meio tempo, reuniões entre vereadores e Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) serão realizadas para analisar a viabilidade da proposta.
O objetivo do projeto é facilitar o estacionamento de usuários da Santa Casa, que muitas vezes precisam entrar urgente para consultas ou visitas, mas não encontram vendedores de talão, ocasionando multas. O parecer contrário alega que a exclusão da Zona Azul abriria precedentes para outros pontos do comércio.
O projeto alega ainda que, mesmo que as vagas passem a ser utilizadas por funcionários e comerciantes locais, ainda assim os usuários da Santa casa serão beneficiados, já que haverá inúmeros espaços para veículos. Está prevista a exclusão de Zona Azul em toda a quadra da Santa Casa, além de mais dois quarteirões da avenida Ciro de Melo Camarinha, entre a rua Euclides da Cunha e a rua Benjamin Constant, liberando vagas em frente ao Fórum e no quarteirão da Labersan.