19 de setembro de 2024
PolíciaZ1

Avião do tráfico interceptado em Caporanga levava mais de meia tonelada de cocaína





O avião interceptado por aviões da FAB, que fez pouso forçado em área rural de Caporanga terça-feira (09), transportava 565,60 Kg de cocaína, segundo informações da Polícia Federal de Marília, onde a ocorrência foi apresentada. A aeronave partiu da fronteira entre Brasil e Paraguai e tinha como destino uma cidade do interior de São Paulo, que não foi revelada para não interferir nas investigações. (Veja a cronologia abaixo)

O avião foi acompanhado desde que cruzou a fronteira por helicóptero da PF com apoio da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar de São Paulo e da Polícia Militar do Paraná.

WhatsApp Image 2024-04-09 at 16.43.34.jpeg

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o avião possivelmente é clonado, uma vez que estampava matrícula de uma outra aeronave que já havia sido interceptada em operação da PF na terra indígena Yanomami em maio de 2023.



O piloto era habilitado desde 2021, foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal.

COMO FOI
Na manhã de terça-feira (09), a Força Aérea identificou o Ceesna-182 suspeito na fronteira do Paraguai com o Brasil, na região do Mato Grosso do Sul. Aeronaves A-29 Super Tucano e o avião radar E-99 foram deslocados para apoio à ocorrência.

O avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais e pelo helicóptero da PF. O piloto recebeu ordem para pousar na cidade de Londrina (PR), mas ignorou o aviso.

Mais uma tentativa de comunicação foi feita, sem resposta. A aeronave suspeita foi então interceptada pela FAB e o piloto fez pouso forçado em laranjal de Caporanga, distrito de Santa cruz do Rio Pardo. 

O piloto, um homem de 30 anos, tentou fugir pela mata, mas foi localizado pelo helicóptero da PF. O suspeito foi transportado até a delegacia da Polícia Federal em Marília no chegou preso à delegacia da PF, transportado pelo helicóptero da instituição.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página