Aprosoja chega com proposta de fortalecer produtor com tecnologia e segurança no campo
Evento na noite de quinta-feira (18) na Expopardo marcou o lançamento da pedra fundamental da Aprosoja São Paulo (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) que terá sede própria em Santa Cruz do Rio Pardo, provavelmente em terreno localizado na Estação. O presidente da entidade, Azael Pizzolato, deixou claro que a associação chega para oferecer aos produtores tecnologia e segurança para aumento da produtividade.
“Santa Cruz vem se posicionando como a capital da soja do Estado. Na cidade temos produtores líderes da soja paulista e nacional, por isso tem todo sentido construirmos a sede física aqui, para ter onde receber os produtores e as demandas. Santa Cruz pode esperar da Aprosoja representatividade. Vamos buscar políticas publicas para fomentar a irrigação, fomentar o seguro rural e mecanismos que favoreçam a produtividade e deem mais segurança jurídica. Nesse cenário o produtor sai fortalecido”, declara Pizzolato.
O produtor santa-cruzense e vice-presidente da Aprosoja-SP, Rogério Ferrari, diz que a chegada da Aprosoja em Santa Cruz é fruto do trabalho dos produtores e das empresas do município.
“Toda essa força do agricultor, da indústria, faz com que Santa Cruz seja pungente dentro do estado de São Paulo. Santa Cruz está entre as melhores cidades em IDH e renda per capta. A sede da Aprosoja é fruto de trabalho que começamos em 2022 e que agora estamos sendo coroados”, afirma.
Ferrari ressalta que a sede da Aprosoja em Santa Cruz do Rio Pardo também terá a função de agregar os produtores associados e oferecer palestras, cursos, orientações para gestão do campo, entre outros atributos de uma associação.
PODER PÚBLICO
Os representantes da Aprosoja elogiaram a iniciativa do poder público em doar uma área para a construção da sede da associação. Para ele, a atitude é um sinal de que o trabalho desenvolvido no campo vem sendo reconhecido, gerando riqueza e desenvolvimento regional.
“A sede da Aprosoja reflete o reconhecimento e respeito que Santa Cruz tem no polo do agronegócio estadual e nacional. Apesar de safra quebrada, trouxemos o secretário e o lançamento da pedra fundamental da Aprosoja, mostrando o respeito que temos pelo produtor de pequeno, médio e grande porte”, diz o prefeito de Santa Cruz Diego Singolani.
O evento que anunciou a sede da Aprosoja em Santa Cruz teve apoio da Ummes (União dos Municípios da Média Sorocabana) e contou com a presença de centenas de convidados, desde produtores rurais, até representantes de dez municípios da região e ainda do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.
“Santa Cruz é um dos maiores produtores de soja de São Paulo. Buscar mais tecnologia, melhorias no plantio, antecipar problemas para fortalecer o produtor, tudo isso a sede da Aprosoja vai poder auxiliar. Agricultura é geração de emprego, de riqueza e alimentos na mesa da população”, destaca Marquinho Pinheiro, presidente da Ummes e prefeito de São Pedro do Turvo.
QUEBRA
Segundo o Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Paro, a área de plantio de soja na última safra foi de 40 mil hectares. A previsão de colheita girava em torno de 2.479.200 sacas por hectare. No entanto, o clima adverso fez com que muitos agricultores apresentassem quebra. Algumas áreas de plantio tiveram perda total. Com isso o total colhido foi de 1.322.400 sacas por hectare, uma queda de 46% em relação ao previsto, com prejuízo estimado de R$ 138,8 milhões.
APROSOJA
A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja. Seu objetivo central é unir e valorizar a classe. Situada em Brasília, a entidade mantém canal de comunicação aberto com os sojicultores brasileiros através das 16 associadas estaduais localizadas nos principais estados produtores de soja do país.
FEIRA
O lançamento da pedra fundamental marca também o anúncio da 1ª Feira da Colheita neste domingo (21), a partir das 9h, no Recinto da Expopardo. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz, UMMES (União dos Municípios da Media Sorocabana) e Aprosoja São Paulo.
y49r7g