Santa Cruz tem 123 registros de dengue; três bairros concentram 32% dos casos
Santa Cruz do Rio Pardo registrou 26 novos casos de dengue em uma semana, passando de 97 para 123 registros. O Jardim Eldorado, Centro e Parque São Jorge somam juntos 39 casos, representando 32% do total. Outros 47 exames aguardam resultados.
Segundo a Prefeitura de Santa cruz a Vigilância Epidemiológica intensifica as ações de combate à dengue, estendendo a nebulização para os bairros Eldorado, Eleodoro, Jardim Fernanda, São Jorge, Santa Aureliana e Vila Oitenta. Essa medida visa conter a propagação da doença e proteger a saúde da população.
Na semana passada, a nebulização ocorreu na Vila Saul e parte da Vila Mathias. O próximo bairro a ser atendido será o Jardim Brasília. O objetivo é abranger áreas com maior concentração de casos para garantir a eficácia das ações preventivas.
- Relacionadas:
Mutirão contra a dengue em Santa Cruz tem cronograma de limpeza; veja o dia do seu bairro
O combate à dengue depende principalmente das mãos da população que deve manter os quintais sempre limpos, eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti. No entanto uma parcela das ações é de responsabilidade do poder público.
- Leia também:
Santa Cruz foi campeã da dengue em 2023 na região com mais casos que quatro cidades juntas
A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo iniciou os trabalhos de bloqueio e nebulização assim que os primeiros casos apareceram, mesmo assim os casos continuam crescendo nos bairros mais afetados. O mutirão de limpeza contra a dengue foi anunciado pela Prefeitura dia 7 de março e começou quatro dias depois. Em 7 de março, Santa Cruz do Rio Pardo já contabilizava 60 casos de dengue.
Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.