Município de Ribeirão do Sul completa 59 anos nesta quinta-feira (21)
O município de Ribeirão do Sul completa 59 anos nesta quinta-feira (21) com série de eventos comemorativos no fim de semana, entre eles o Busão da Alegria gratuito para as crianças, dia 23, a partir das 19h, na praça Ferdinando Silvestre. No domingo (24) o 3º Bike Niver com percurso de 30Km de belas paisagens, além de praça de alimentação com música ao vivo.
HISTÓRIA:
O desbravamento das terras da margem esquerda do rio Novo (afluente do Paranapanema) iniciou-se com a chegada da família de Silvério Pinto, em 1900, junto à aquele que mais tarde tomou o nome de Ribeirão dos Pintos.
A fertilidade do solo desde logo provocou a atração de colonos espanhóis e italianos para a cafeicultura, desenvolvendo-se povoamento da região.
Um dos povoadores, Antônio Cândido da Palma, estabeleceu-se com uma “venda” e doou, em 21 de março de 1921, um alqueire de terra à Mitra Diocesana de Botucatu, para criação do Patrimônio dos Pintos. E, em 1929, inaugura-se a capela de madeira.
As terras remanescentes do primitivo patrimônio foram loteadas e cedidas por aforamento a quem desejasse se fixar na localidade, agregando à gleba novas doações efetuadas por Manoel da Rocha e José Pires Ferreira.
Em 21 de março de 1965, ganhou a autonomia municipal, alterando-se o nome de Ribeirão dos Pintos (até então distrito de Salto Grande) para Ribeirão do Sul.