3 de dezembro de 2024
SaúdeZ1

SAMU regional em Santa Cruz e bases descentralizadas criam cinturão de atendimento para 113 mil habitantes

A Central de Regulação Regional do SAMU instalada em Santa Cruz do Rio Pardo quinta-feira (04), em conjunto com quatro bases descentralizadas que passam a funcionar nas cidades de Bernardino, Ipausu, Timburi e Canitar criam um cinturão de atendimento para mais de 113 mil habitantes nas dez cidades que integram o consórcio da UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana).

Além de Santa Cruz do Rio Pardo, serão atendidos pelas equipes médicas do serviço de emergência Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Bernardino de Campos, Óleo, Timburi, Ipaussu, Chavantes e Canitar. Outro diferencial em Santa cruz é a base descentralizada no distrito de Caporanga que, nos próximos meses será inagurada para atendimento exclusivo da população rural.

  • Receba novidades em primeira mão
    Entre para nosso grupo no WhatsApp

A central regional do SAMu em Santa Cruz funciona no 1º andar do edifício Abelardo Pinheiro Guimarães, na avenida Tiradentes, 360, e vai controlar todas as ligações feitas ao 192. No local vão trabalhar três atendentes e um médico regulador 24h por dia. Assim que a ligação é atendida e a telefonista colhe as primeiras informações sobre a ocorrência, o médico já vai definindo qual ambulância vai enviar ao local, se a unidade básica ou a de suporte avançado. O especialista também define se o paciente será levado à UPA ou à Santa Casa, dependendo da gravidade da situação.

CAPORANGA

A base descentralizada do SAMU em Caporanga, anunciada em novembro pelo prefeito Diego Singolani, vai abranger atendimento a uma população de pelo menos 13 bairros rurais. A unidade será instalada ao lado do posto de saúde do distrito, em prédio que já conta com estrutura, necessitando de pequenas adaptações como cobertura para ambulâncias e portão basculante. 

Inicialmente o serviço terá um motorista socorrista e um técnico de enfermagem em plantão 24h para o atendimento dos residentes de Caporanga e também os bairros rurais que abrangem o distrito, como Ribeirão dos Cubas, Ribeirão Bonito, Água do Ingazeiro, Água do Coqueiro, Água do Monjole, Córrego Grande e Água do Valente. O atendimento também se estende a alguns bairros localizados nos limites de Ubirajara, Espirito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, entre eles, respectivamente, o Alambari, Fazenda Fênix, Alecrim, Fazenda Botelho e Jacutinga.

* Atendimento de dez cidades será coordenado pela Central do SAMU de Santa Cruz
* Canitar, Ipaussu, Timburi e Bernardino terão bases descentralizadas
* Distrito de Caporanga terá base descentralizada para atender área rural

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página