Defesa Civil alerta para possibilidade de tempestades em Santa Cruz e região
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) que entre esta quinta-feira (11) e sábado (13), a passagem de uma frente fria, mesmo que afastada do continente, criará condições para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em todo Estado de São Paulo. Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.
Nas regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, os acumulados podem chegar aos 100mm. Na Região Metropolitana da Capital, acumulados podem registrar 90mm. Já para Baixada Santista e regiões de Campinas e Sorocaba, acumulados de 80mm. Para as regiões de Bauru e Araraquara, acumulados devem chegar a 70mm e para as regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília, acumulados de 60mm.
Devido acumulados elevados em um curto espaço de tempo, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Diante deste cenário, fiquem atentos às recomendações da Defesa Civil. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Em caso de queda de fios da rede elétrica na via não saia do veículo e não se aproxime do local. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto. Para quem reside em áreas de encosta, observem os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.