SAMU Caporanga vai atender população de pelo menos 12 bairros rurais
A base descentralizada do SAMU em Caporanga, anunciada em novembro pelo prefeito Diego Singolani, vai abranger atendimento a uma população de pelo menos 13 bairros rurais. A unidade será instalada ao lado do posto de saúde do distrito, em prédio que já conta com estrutura, necessitando de pequenas adaptações como cobertura para ambulâncias e portão basculante. Tais obras devem começar até o final do mês, segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Cruz.
Inicialmente o serviço terá um motorista socorrista e um técnico de enfermagem em plantão 24h para o atendimento dos residentes de Caporanga e também os bairros rurais que abrangem o distrito, como Ribeirão dos Cubas, Ribeirão Bonito, Água do Ingazeiro, Água do Coqueiro, Água do Monjole, Córrego Grande e Água do Valente. O atendimento também se estende a alguns bairros localizados nos limites de Ubirajara, Espirito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, entre eles, respectivamente, o Alambari, Fazenda Fênix, Alecrim, Fazenda Botelho e Jacutinga.
O anúncio do SAMU descentralizado em Caporanga veio logo após Santa Cruz assumir o SAMU regional mediante acordo com a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana). Em outubro, Ourinhos decidiu abandonar o consórcio da UMMES e iniciar uma administração própria do SAMU, deixando de fazer parte do rateio regional. Após a iniciativa, a Prefeitura de Santa Cruz, durante reunião da UMMES, decidiu assumir o comando do SAMU regional a partir do dia 1° de janeiro de 2024 mantendo o serviço com onze municípios.