23 de novembro de 2024
Agro

Projeto de lei quer proibir o glifosato no Mato Grosso do Sul

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) quer proibir a comercialização e a utilização de insumos agrícolas que contenham glifosato em Mato Grosso do Sul. O projeto de lei que começou a tramitar na Assembleia Legislativa prevê multa de 200 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), que corresponde hoje a R$ 9.526, para quem descumprir a regra, se entrar em vigor.

O responsável pelo agrotóxico poderá ter registro de funcionamento suspenso e interdição temporária ou definitiva do estabelecimento que comercialize o produto. De acordo com o petista, essa é uma discussão já realizada pela Casa de Leis há oito anos.

“Na ocasião, os pesquisadores alertaram quanto à nocividade do glifosato à população, especialmente com relação ao desenvolvimento de mais de 20 doenças, entre elas câncer, autismo, depressão, doenças hepáticas, hipotireoidismo, entre outras”, relembra.

Kemp retoma a tentativa de proibir o veneno com novos dados de pesquisas científicas que relacionam a exposição a agrotóxicos utilizados na plantação de soja no Brasil com o aumento da mortalidade de crianças por câncer.

“De acordo ainda com os resultados das pesquisas ‘houve um aumento significativo nas mortes de crianças por leucemia linfoblástica aguda após a expansão da soja no país, equivalente a 123 mortes adicionais de crianças menores de 10 anos de 2008 a 2019’. Vale destacar que este estudo apontou que a principal fonte de exposição aos defensivos é a contaminação da água potável”, enfatizou.

Leia a matéria completa AQUI

Campo Grande News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página