Obras da base do Samu em Caporanga avançam para fase de cobertura
Obras da base descentralizada do SAMU em Caporanga está em fase de preparação de terreno para cobertura metálica da garagem das ambulâncias. A unidade vai funcionar ao lado do posto de saúde do distrito, em prédio que já possui estrutura, necessitando adaptações para novas salas, quartos, cozinha e banheiros.
Anunciada em novembro de 2023 pelo prefeito Diego Singolani, a base descentralizada do Samu vai abranger atendimento a uma população de pelo menos 13 bairros rurais. Inicialmente o serviço terá um motorista socorrista e um técnico de enfermagem em plantão 24h para o atendimento dos residentes de Caporanga e também os bairros rurais que abrangem o distrito, como Ribeirão dos Cubas, Ribeirão Bonito, Água do Ingazeiro, Água do Coqueiro, Água do Monjole, Córrego Grande e Água do Valente.
O atendimento também se estende a alguns bairros localizados nos limites de Ubirajara, Espirito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, entre eles, respectivamente, o Alambari, Fazenda Fênix, Alecrim, Fazenda Botelho e Jacutinga.
O anúncio do SAMU descentralizado em Caporanga veio logo após Santa Cruz assumir o SAMU regional mediante acordo com a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana). Em outubro, Ourinhos decidiu abandonar o consórcio da UMMES e iniciar uma administração própria do SAMU, deixando de fazer parte do rateio regional. Após a iniciativa, a Prefeitura de Santa Cruz, durante reunião da UMMES, decidiu assumir o comando do SAMU regional a partir do dia 1° de janeiro de 2024 mantendo o serviço com onze municípios.