28 de novembro de 2024
OpiniãoZ2

Dr. João Ferreira – Blitzkrieg: a guerra relâmpago

Blitzkrieg: “tática de guerra alemã que coordenava ataques de vários grupamentos do Exército e foi a grande responsável pelos sucessos iniciais na guerra” (2ª Guerra Mundial) na França, na Dinamarca, na Noruega, na Holanda e na Bélgica (fonte: Brasil Escola).

Nas últimas semanas, pudemos testemunhas uma verdadeira “blitzkrieg” contra o prefeito Diego (PSD) na política municipal.

Em ataques aparentemente coordenados, correligionários do ex-prefeito Otacílio Parras (atual PL e ex-PT e PSB) partiram para cima de Diego nas redes sociais, na imprensa e no Ministério Público, em claras tentativas de desestabilização do atual governante municipal.

Os golpes foram duros, mas, por enquanto, Diego aparenta resiliência. O PP (Partido Progressistas) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro – um velho conhecido de Otacílio) passaram a criticar Diego nas redes sociais. Um ex-comissionado de Diego concedeu entrevista à rádio Difusora e também foi bastante severo na avaliação do ex-chefe. Um servidor fez uma denúncia contra Diego junto ao Ministério Público, conforme amplamente noticiado pela mídia local.

A guerra relâmpago contra Diego veio com artilharia pesada e velocidade impressionante, o que é natural no ano eleitoral. A oposição exerce o seu direito de espernear e de apresentar os atributos negativos do atual mandatário, ao passo que a situação se defende e faz o mesmo com seus adversários. Tudo normal na política.

Contudo, vale lembrar que, apesar do sucesso inicial da “blitzkrieg”, a Alemanha perdeu a guerra e foi surrada pelos Aliados. O Eixo (Alemanha, Itália e Japão) fez muitos estragos na Europa, mas, no fim, a 2ª Guerra Mundial foi vencida pelo lado do bem. O grande líder da Alemanha se matou com um tiro na cabeça, no dia 30 de abril de 1945 (dia em que esta coluna está sendo escrita).

Será que Diego conseguirá reverter os resultados da “blitzkrieg” e impedirá o sucesso dos seus oponentes? A conferir.

Grande líder
Quem nasceu para coronel, tende a ser um führer.

Mentiroso
“Uma pessoa pode fazer declarações mentirosas, mas o estilo deixará as mentiras expostas” (Victor Klemperer, A Linguagem do Terceiro Reich).

______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do IBTVNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página