20 de setembro de 2024
SaúdeZ1

Regiões de Bauru e Marília recebem vacina contra dengue; Santa Cruz fica de fora




Santa Cruz do Rio Pardo, assim como outros 24 municípios do Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Assis, ficou de fora da remessa de vacinas contra a dengue que serão enviadas pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas. Cidades das regiões de Bauru e Marília foram beneficiadas com 36.209 doses para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A relação dos municípios selecionados em todo o pais pode ser acessada AQUI.

O último balanço da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, divulgado terça-feira (23) contabilizava 751 casos positivos de dengue em toda a cidade, com um aumento de mais de 160% em menos de um mês. Não houve nenhuma morte.



A enfermeira do setor de epidemiologia de Santa Cruz do Rio Pardo, Ana Carolina Mariano, diz que um dos critérios levados em conta na distribuição das vacinas é a taxa de incidência acumulada, que está maior em Bauru e Marília do que em Santa Cruz. Bauru já registrou 4 mortes, enquanto em Marília foram 9 óbitos. 

“Espero que a próxima remessa venha para nossa região e que que tenhamos uma boa adesão, porque a população quer se vacinar”, diz.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição das doses foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade prevista pelo fabricante e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município. 

Nesta primeira remessa, as 48 cidades do centro-oeste paulista receberão aproximadamente 80 mil doses da vacina. A segunda remessa, de reforço, será enviada três meses após a primeira aplicação.



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página