24 de novembro de 2024
OpiniãoZ2

Dr. João Ferreira – Tio Paulo

É incrível como o brasileiro consegue superar, a cada ano, as raias do absurdo. Na semana passada, o Brasil assistiu, incrédulo, uma sobrinha tentando conseguir um empréstimo com o cadáver do seu Tio Paulo, que foi carregado numa cadeira de rodas até a agência bancária. Nauseante.

Infelizmente, o país tem um histórico de maus tratos com a população idosa. O Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/03), com mais de vinte anos de vigência, não foi suficiente para amparar tais pessoas vulneráveis e tampouco para criar, no brasileiro, a cultura de proteção àquele que tanto contribuiu com o desenvolvimento da sociedade. Os idosos ainda são descartados por seus familiares com muita facilidade e não recebem a devida atenção.

Por outro lado, as instituições públicas também não têm feito a lição de casa e o envelhecimento da população a passos largos está sendo observado com desdém pelos governantes.

Trata-se de uma bomba-relógio com data certa para estourar: em 2030, o número de idosos superará a população de zero a catorze anos (Jornal da USP). Em 2016, o Brasil já ocupava o quinto lugar no número de idosos no mundo. Em 2050, a população de idosos será de dois bilhões no planeta.

É claro que há iniciativas de acolhimento começando a aparecer aqui e acolá, mas o desprezo com a população idosa faz parte do cotidiano nacional.

O desrespeito é visto das mais diversas formas: parentes roubam os cartões e senhas dos idosos que, em outras oportunidades, sofrem diversos abusos.

É preciso dar um basta na omissão do Poder Público e preparar as instituições e a sociedade para acolher a população idosa.

O caso do “Tio Paulo” foi apenas a ponta do iceberg em um oceano de desprezo para com os nossos antecedentes.

Chega de sobrinhas, parentes e governantes que tratam os “Tios Paulos” de maneira desprezível e odiosa.

Tios e sobrinhos
Nossa solidariedade aos tios debilitados que têm os carros roubados pelos sobrinhos. “Entendedores entenderão”.

Cadáver
Repudiamos quem tenta levar um cadáver de volta para a política.

______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do IBTVNews

One thought on “Dr. João Ferreira – Tio Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página