5 de fevereiro de 2025
OpiniãoZ2

Dr. Eduardo Ursolino – Estresse de fim de ano

No mês de dezembro os gastos financeiros se elevam, as pessoas saem às ruas para fazer compras, o trânsito aumenta, as crianças já estão de férias, e as tarefas no trabalho se multiplicam; tudo isso aumenta a sobrecarga de estresse. Um estudo realizado aponta que 80% da população entre 25 e 55 anos de idade têm o seu nível de estresse aumentado no fim do ano (ISMA-BR). O estresse passa a ser prejudicial a partir do momento que causa alterações emocionais e comportamentais, como por exemplo insônia, irritabilidade, aumento da ansiedade, compulsão alimentar, e até mesmo sintomas físicos, levando a um prejuízo funcional na vida do indivíduo.

Para muitas pessoas, dezembro é o mês em que se avalia o que foi realizado ou não ao longo do ano. Muitos se queixam da sensação de frustração e impotência diante dos objetivos não alcançados, e juntamente a isso vem o medo de não conseguir realizar as metas do próximo ano, e assim acabam se deprimindo. 

Pessoas que passam essas datas especiais sozinhas podem apresentar um problema maior. A depressão se agrava por questões como luto, pois a época reflexiva pode trazer de volta a dor da perda de um parente próximo. E pode se agravar também naqueles que vivenciam problemas de relacionamento familiar, seja pelo fato de estar longe dos parentes ou por não querer estar junto de um núcleo familiar desunido, gerando sentimentos de angústia, frustração e solidão. 

Datas especiais são consideradas fatores de risco para suicídio naqueles pacientes portadores de depressão grave. No Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio 24 horas por dia, o número de ligações recebidas costuma aumentar em média 15% no mês de dezembro.

Na prática há uma procura maior no consultório, por pessoas que nunca tinham passado por consulta, e quem já está em tratamento fica mais receoso e necessita de um reforço clínico na época de festas.

______
* As colunas são de responsabilidade de seus autores e
não necessariamente representam a opinião do Santa Cruz Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página