Seminário tem série de palestras com empresários de marcas consagradas de Santa Cruz
Polo paulista da produção de alimentos, Santa Cruz do Rio Pardo sediará em 18 de agosto o 1º Seminário Santa Cruz Alimenta (SAL), reunindo grandes marcas nacionais do setor com sede no município. O público presente poderá conhecer de perto vários aspectos de negócio que têm garantido às empresas da cidade reconhecimento setorial e índices de crescimento expressivos, contribuindo para que um aumento significativo do PIB municipal. O evento acontece durante a manhã do 2º Festival Santa Gastronomia, realizado pelo município, e contará com a presença do chef Lorenzo Ravioli, do Foglia Forneria, que tem se destacado no cenário gastronômico desde a vitória do MasterChef Kids, em 2015. Ele receberá o público com uma aula show de café da manhã produzido com ingredientes locais.
Na sequência, haverá o lançamento do documentário Santa Cruz Alimenta, produzido pela Vshh Filmes, do empresário Leo Spigariol, que também participa do ciclo de palestras representando a DeCabrón, marca de molhos de pimenta conhecida do público por sua inventividade de sabores e premiada por suas estratégias de marketing. “Santa Cruz merece ser reconhecida nacionalmente como um município produtor de alimentos de grande importância. E esse projeto é um movimento para unir ainda mais o setor, fortalecer as estratégias e conquistar esse reconhecimento”, afirma Spigariol.
O ciclo de palestras segue com a apresentação de marcas consagradas no país, como a Santa Massa, que fabrica uma linha capitaneada pelo pão de alho, e a Special Dog, entre as maiores em petfood do mercado nacional. Também irão se apresentar empresas de destaque do segmento agro, como Hidroceres e Solimã, ao lado das principais marcas que transformaram a cidade na capital oficial do arroz, como São João Alimentos, das marcas Pateko e Empório São João, e Guacira Alimentos. O evento ainda prevê uma roda de conversas com todos os presentes.
“Estamos dando foco a um núcleo do setor de alimentos que é fora de série por sua qualidade produtiva e também por sua gestão, assim como pela quantidade de empresas de grande, médio e pequeno portes de toda a cadeia alimentar estabelecidos na cidade. É algo que salta aos olhos para quem tem a oportunidade de conhecer essas marcas pessoalmente”, afirma a Flavia Manfrin, idealizadora e produtora do Santa Cruz Alimenta. A iniciativa encontrou apoio do poder público e das principais marcas da cidade, incluindo as que atuam no mesmo nicho de mercado.
“O Santa Cruz Alimenta chega para promover e divulgar nossa cidade em algo que historicamente fazemos muito bem-feito: alimentar. Por meio da iniciativa, que une o setor público e privado, conseguiremos potencializar a imagem de Santa Cruz como uma cidade importante para o mercado de alimentos. Como empresa que alimenta pets há 23 anos, estamos felizes em apoiar e participar do projeto”, afirma Erik Manfrim, CEO da Special Dog Company, uma das maiores empresas de petfood do país.
Muito bem estabelecido há décadas e majoritariamente de estrutura familiar, o setor de alimentos tem gerado grandes índices de crescimento para Santa Cruz do Rio Pardo, representando cerca de 70% de sua base fiscal. Nos últimos anos, o resultado das empresas alimentícias refletiu num elevado aumento do PIB do município num últimos 10 anos (47%), ocupando hoje a 10ª posição entre os 645 municípios do Estado em relação à̀ área cultivada, de acordo com dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
“Com apenas 50 mil habitantes, a cidade abriga mais de 20 grandes empresas que operam em toda a cadeia alimentar, do agronegócio à indústria, tornando o município um centro relevante da produção de alimentos do país. Em todos os nichos, a performance de gestão das empresas locais alcança destaque, sucesso de vendas e renome junto a parceiros de negócios. Isso merece ser reconhecido e também aproveitado como fonte de aprendizado”, avalia a produtora do SAL.
A qualidade de produção e de gestão, características fundamentais do setor de alimentos da cidade, serão a tônica das palestras do seminário. “Neste primeiro encontro, aberto a todo o público, vamos falar de aspectos que fizeram a diferença para grandes marcas locais”, explica a produtora do SAL. Segundo ela, A programação do evento foi pensada cuidadosamente tanto do ponto de vista da experiência dos palestrantes quanto da importância e variedade de temas.
A iniciativa, vale dizer, já realizou um primeiro encontro exclusivo para o setor da cidade, há dois meses, quando foi lançado o edital do 2º Festival Santa Gastronomia. “Reunimos o setor produtivo com o setor gastronômico da cidade para uma tarde repleta de diálogo, reflexão e aprendizado”, conta a produtora. Na ocasião, os convidados dassistiram palestra do Sebrae, tiveram aulas de gastronomia com produtos locais, incluindo uma aula show do chef Jimmy Ogro, e puderam conferir de perto as linhas de produtos das principais marcas locais.
“Santa Cruz do Rio Pardo tem uma coisa muito mágica. É difícil encontrar desde o agronegócio até a gastronomia, um conjunto de empresas e empreendedores concentrados numa área, todos juntos. Acho até que demorou para termos um evento como este. Mesmo existindo empresas concorrentes em um segmento, a gente, juntos, podemos muito mais. A gente pode aprender e compartilhar conhecimento. Para nós, da Santa Massa, é muito importante um evento como esse”, diz Nicanor Guerreiro Filho, diretor da Santa Massa, que estará pessoalmente conduzindo uma das palestras.
Com inscrições gratuitas por formulário online, o 1ª Seminário Santa Cruz Alimenta será iniciado às 8h00. Em seguida, às 8h15, o Chef Lorenzo Ravioli receberá os participantes para um café da manhã produzido com produtos locais. Às 8h45, será apresentado o documentário inédito “Santa Cruz Alimenta”. A partir das 9h, inicia-se o ciclo de palestras. Ao fim das palestras, às 12h, haverá ainda uma roda de conversas, seguida de sorteio de brindes e fotos com os palestrantes. Após o seminário, as empresas que patrocinam o Santa Cruz Alimenta, estarão com estandes para atendimento ao público na área onde acontecerá o 2º Festival Santa Gastronomia.
Confira abaixo a programação do ciclo de palestras:
Gestão: O valor humano numa história de sucesso.
Palestrante: Priscila Manfrim, diretora administrativa – Special Dog
Qualidade: A importância da segurança alimentar.
Palestrante: Clélio Andrade Jr., gerente de controle de qualidade – São João Alimentos
Diversificação: Uma estratégia de negócio eficaz.
Palestrante: Marinho Pegorer, gerente comercial – Guacira
Diferenciação: Como se destacar no agronegócio.
Palestrante: Juninho Basseto, CEO – Hidroceres
Inovação: Como trilhar um caminho desconhecido.
Palestrante: Leo Spigariol, fundador – Decabrón
Marketing: Desafios da comunicação para o setor de alimentos.
Palestrante: Wagner Ribeiro ¬– WR/Com
Sobre o 2º Festival Santa Gastronomia
Iniciativa de grande sucesso de público em 2023, reunindo mais de três mil pessoas, o festival de gastronomia de Santa Cruz do Rio Pardo funciona com um edital público que seleciona 15 pratos inéditos de empresas que trabalham com produção de comida pronta na cidade. Previsto para iniciar logo após o Seminário Santa Cruz Alimenta, o festival tem apoio do Sebrae e terá ainda área kids, shows musicais, feira de artesanato e, como novidade deste ano, a presença de grandes marcas de alimentos da cidade com estandes próprios para atendimento ao público.
O evento segue até às 18h00 na área externa do Recindo José Rosso, Expopardo. A entrada é grauita e os pratos variam de R$ 20, a R$ 35,. No cardápio pratos doces e salgados como pulletd pork, churrasco grego, rabada, hamburguer artesanal, pasteis, massas e arroz nas versões gaúcho e arencini. Também haverá sobremesas inéditas. Além das criações exclusivas para o evento, os participantes levarão um prato extra já comercializado, totalizando 30 opções.
Serviço:
1º Seminário Santa Cruz Alimenta
Data: 18 de agosto (domingo)
Horário: das 8h às 12h30.
Endereço: Salão do Recinto de Exposições José Rosso, Expopardo
Entrada: gratuita
Inscrições: https://forms.gle/p8hRjXsnNtVsJb1Q9.
Da Assessoria de Comunicação