Voto de Minerva derruba emenda e garante empréstimo para construção de pontes em Santa Cruz
Na sessão desta quarta-feira (10), Voto de Minerva do presidente da Câmara, Lourival do Raio-X, garantiu o empréstimo de cerca de R$ 30 milhões que consta em Projeto de Lei 87/2024 para obras de infraestrutura urbana, incluindo uma ponte sobre o rio Pardo e outra sobre o ribeirão São Domingos. Uma emenda aditiva de última hora ao projeto foi apresentada e, se fosse aprovada, autorizaria o empréstimo só a partir de 2 de janeiro de 2025. Ou seja, o financiamento para as obras só poderia ser contraído no próximo mandato. Lourival desempatou a votação, derrubou a emenda e manteve o texto original do Projeto de autoria do executivo que, na sequência, foi aprovado por unanimidade.
A favor da emenda que travaria o projeto votaram Cristiano Tavares, Fernando Bitencourt, Juninho Souza, Mariana Fernandes, Mirtão de Caporanga e Paulo Pinhata (“vou votar a favor do projeto só para ninguém usar isso como politicagem depois”). Os contrários à emenda, mas favoráveis ao texto original do que é considerada a maior obra de mobilidade urbana da história de Santa Cruz, foram Adilson Simão (“vocês são favoráveis à ponte, mas contra que o prefeito inicie a obra”), Tio Carlinhos, Cristiano Miranda, Nilton Fernandes, Professor Duzão e Professora Roseane. O desempate veio de Lourival do Raio-X.
As obras previstas no Projeto de Lei são consideradas alternativas para desafogar o trânsito caótico na região central do município, além de facilitar o fluxo de veículos para cidades vizinhas, como Bernardino, Mandurí, Cerqueira César, entre outras.
A principal obra vai ligar a região da Chácara Peixe e Joaquim Paulino com o Pacaembu, São João e altos da Estação. O projeto traça uma avenida com cerca de 2Km de extensão, que parte do final da avenida Carlos Rios, no entroncamento com a rodovia SP-225, passando por áreas rurais até o rio Pardo, terminando ao lado da Cerealista Sefert.
Outra obra prevê a continuidade da rua Catarina Etsuco Umezu até a rua Matias Ban, cortando o terreno do antigo curtume. São aproximadamente 200 metros de via com uma ponte sobre o ribeirão São Domingos que vai ligar o centro da cidade com a região do Santana, Brasília e Vila Matias.
Ambas as obras terão infraestrutura completa, com iluminação rede de águas pluviais e iluminação.
MAIS PROJETOS
Na sessão de quarta-feira (10) também foi aprovado o projeto de número 88, do executivo, que definiu normas de funcionamento dos denominados hotéis infantis ou espaços de recreação para atendimento seguro e alternativo de crianças. O texto traz série de medidas de segurança para obtenção do alvará. Também obriga tais empreendimentos a adotarem meios legais para o funcionamento, entre eles a fiscalização por parte do Conselho Tutelar, Bombeiros e outras entidades ligadas às crianças e adolescentes.
Passaram ainda outros seis projetos de Lei que dispõem sobre abertura de crédito adicional suplementar para o custeio de diversas secretarias municipais, totalizando cerca de R$ 8 milhões.
A pauta completa pode ser acessada AQUI. A sessão da Câmara começa às 19h e será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube.