24 de novembro de 2024
Agro

Produção paulista é destaque no maior evento de cultura agro do mundo

A importância do agro paulista foi destaque na cerimônia de abertura do Global Agribusiness Forum, que acontece durante o maior festival de cultura agro do mundo: o Global Agribusiness Festival (GAFFFF 2024), na capital paulista.

“Temos 100 mil produtores de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, somos os maiores do mundo, temos que valorizar este setor, que produz o etanol de primeira e segunda geração, o biogás, o biometano. São Paulo está na vanguarda da transição energética e precisamos valorizar esses produtores. Somos exemplo para o mundo todo, ressaltou Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.



O Global Agribusiness Festival, organizado pela consultoria agrícola DATAGRO, conta com pavilhão de exposições, palestras internacionais, shows e área gastronômica. Além disso, mais de 100 empresas agtechs e startups apresentam soluções e tecnologias inovadoras para o setor.

Durante a abertura, o secretário ressaltou ainda as políticas públicas do governo do Estado em prol do agro paulista, como os fundos de financiamento e a regularização fundiária, por meio da entrega de títulos agrários em regiões conflituosas, como o Vale do Ribeira e o Pontal do Paranapanema. “Estamos trazendo paz ao campo por meio da segurança jurídica, que atrai investimentos e faz o agro de São Paulo crescer e se fortalecer”, ressaltou Piai.z

Em 2024, além de reforçar a importância do Agro no cenário econômico brasileiro e internacional, durante dois dias serão debatidos os rumos do setor e seus principais desafios, principalmente em relação às mudanças climáticas, preservação de recursos naturais, inovação no campo e soluções sustentáveis para uma população em crescimento.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP convidou produtores para comercializarem seus produtos no Pavilhão de Artesanais. Serão mais de 70 agricultores familiares, entre paulistas e gaúchos, expondo e comercializando seus produtos, como frutas, queijos, ovos e derivados, mel, cafés, cervejas e cachaças.

A iniciativa tem como objetivo apoiar o pequeno produtor paulista com renda e visibilidade. No caso dos agricultores do estado do Rio Grande do Sul, que foram atingidos pela tragédia climática no início de maio, o objetivo é contribuir com a reestruturação comercial dos empreendedores gaúchos.

Vale lembrar, que em maio, a SAA autorizou a entrada e a venda de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul no Estado – e que antes não podiam ser comercializados fora daquele estado — possibilitando a ação de ajuda aos produtores gaúchos, prejudicados pela tragédia climática, ocorrida no início do mês de maio, que matou 177 pessoas e deixou mais de 600 mil desabrigados.

O GAFFFF acontece nos dias 27 e 28 de junho no Allianz Parque, na capital paulista e conta com uma extensa programação dividida em quatro pilares: fórum, feira de negócios, entretenimento e gastronomia.

Da Secretaria de Estado da Agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página