Chuva extrema, vendaval, geada; saiba como será o inverno em 2024
Em 2024, a estação mais fria do ano começa 21 junho, às 17:51h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A estação se mantém ativa até o fim de setembro. No dia 22, às 09:44h, o inverno se despede para dar início à primavera. Saiba como será o clima mais frio do ano no Brasil:
De acordo com Nadiara Pereira, meteorologista da Climatempo, o inverno deste ano será marcado por frentes frias mais acentuadas por influência do resfriamento do oceano Pacífico equatorial ocasionado pelo fenômeno climático La Niña.
Desirée Brandt, Meteorologista Sócia Executiva da Nottus, diz que o inverno de 2024 não será rigoroso. Porém, as movimentações das massas de ar polar, que serão influenciadas pela neutralidade do início da estação, podem indicar um risco, principalmente para a agricultura.
“A frequência não é tão alta nesta fase, mas faz com que o centro dessas áreas de alta pressão avancem pelo continente. Isso é perigoso, porque oferece maior potencial para queda acentuada da temperatura e formação de geadas”, afirma Brandt.
O fim do El Niño não significa fim dos extremos climáticos que marcaram os últimos meses. De acordo com a metereologista Estael Sias, do Met Sul, é possível que os meses de agosto e setembro sejam marcados por episódios de chuva extrema, vendaval, geada e neve.
Mesmo com o resfriamento dos oceanos, as altas temperaturas ainda deverão predominar. “O ano será muito quente, com temperatura acima da média no Brasil, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste”, finaliza a MetSul, que levanta a possibilidade de 2024 quebrar o recorde anterior, se tornando o ano mais quente da história.